17 de agosto de 2015 - 07:08

Governo inicia testes de bombeamento de água no Eixo Norte do São Francisco

eixo_norte_saofrancisco

As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco atingem, neste mês de agosto, 78% de execução. O projeto vai beneficiar 12 milhões de brasileiros. Ele prevê a construção de mais de 477 quilômetros de canais, em dois eixos, para integrar as águas do rio a bacias do semiárido nordestino, ampliando a segurança hídrica da região.

O Ministério da Integração Nacional iniciou uma fase de testes da primeira Estação de Bombeamento do Eixo Norte. O primeiro acionamento com êxito de uma das bombas aconteceu no último dia 7, no município de Cabrobó, em Pernambuco. Durante os testes, a água percorreu nove quilômetros e chegou ao reservatório de Tucutú, o primeiro do eixo. Os conjuntos de motobombas serão acionados diversas vezes para garantir o funcionamento pleno dos equipamentos.

Também estão sendo testados os sistemas elétricos e de telecomunicações, válvulas, instrumentos de supervisão, painéis e motores, além da verificação do fornecimento de energia elétrica em alta tensão, composto pelas subestações de energia e linhas de transmissão.

Eixos

O projeto de integração das águas do rio São Francisco se divide em dois eixos: Norte e Leste. A intenção é integrar as águas do rio, levando água para quatro Estados: Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os dois eixos do Projeto de Integração do Rio São Francisco têm 477 quilômetros de extensão, sendo 260 quilômetros no Eixo Norte e 217 no Eixo Leste.

A primeira Estação de Bombeamento do Eixo Norte possui dois conjuntos de motobombas instalados com capacidade de elevar água a 36 metros de altura, o equivalente a um edifício de 12 andares.

A vazão das duas bombas é de 24,8 m³/segundo. Cada bomba pesa cerca de 100 toneladas, o equivalente a 100 veículos populares. As duas bombas, em pleno funcionamento, farão com que a água do rio São Francisco percorra 45 quilômetros em Pernambuco, até a barragem de Terra Nova, passando por quatro aquedutos e o reservatório de Tucutú.

Bombeamento

As Estações de Bombeamentos são estruturas responsáveis por elevar a água de um terreno mais baixo para um mais alto. O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui três Estações no Eixo Norte e seis no Eixo Leste.

Ao todo, as estruturas do Eixo Norte vão elevar a água em 181 metros acima do nível do rio São Francisco, o equivalente a um prédio de 58 andares. No Eixo Leste, serão cerca de 300m – do nível médio do reservatório Itaparica até o ponto mais alto do canal –, o equivalente a um edifício de 100 andares.

 

 

Portal Brasil

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br