20 de julho de 2015 - 08:34

Secretaria de saúde realiza mutirão de triagem para cirurgia de Catarata

(Triagem para cirurgia de Catarata / Assessoria)

(Triagem para cirurgia de Catarata / Assessoria)

A Prefeitura Municipal de Itaporanga por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última sexta-feira (17), um mutirão de consultas para avaliação de cirurgias de catarata. A triagem foi realizada na Policlínica Drº Manoel Medeiros Maia – “Hospital Infantil”.

Após a triagem, os pacientes serão, posteriormente, encaminhados para cirurgia pelo Sistema de Regulação do Município.

O Coordenador de Atenção Básica do município, Thalmo Barros, destaca a importância da ação. “Atendemos pacientes que já estavam agendados pela Atenção Básica do município e nosso objetivo é que a população tenha acesso facilitado aos serviços de saúde, com melhoria na qualidade de vida. Estamos realizando esse mutirão para ter mais agilidade nas cirurgias de catarata”, esclareceu.

Os pacientes realizaram os exames necessários para diagnosticar a doença e comprovar a necessidade de cirurgia.

A catarata é uma doença que causa cegueira, mas é reversível. Trata-se de um distúrbio provocado pela perda e proteínas do cristalino, que fica opaco, a partir dos 45 anos de vida. A perda da transparência dificulta a chegada da luz à retina e a visão diminui problema que não melhora mesmo com o uso de óculos. A doença atinge, principalmente, a população com mais de 60 anos. O índice de recuperação satisfatória chega a 90% dos casos: feita a cirurgia, o paciente volta a enxergar.

 

 

ASCOM

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br