14 de junho de 2015 - 09:49

Vereador discute desenvolvimento econômico conceiçoense com Sebrae

O ex-secretário e atual vereador de Conceição, Jundívio Lacerda esteve reunido com nove prefeitos e vários Agentes de Desenvolvimento da região, com o Sebrae na última quinta-feira (11), na realização do 1º Encontro Regional dos Gestores do Vale do Piancó, onde o foco principal foi formar uma rede de articulações que incentive o empreendedorismo na microrregião, buscando o desenvolvimento econômico em conjunto.

O evento aconteceu no auditório da 7ª Gerência de Educação na cidade de Itaporanga, de onde saíram novas idéias e grandes esperanças.

Jundívio elencou as riquezas obtidas do solo conceiçoense, dizendo que a Batata Doce hoje é o ouro verde do sertão e que Conceição, já é referência no cultivo.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Piancó, Manoel Batista Guedes Filho, prefeito do município de Aguiar (PB), o momento é de construir uma aliança na região, aproveitando a oportunidade que o Sebrae sediado em Itaporanga está oferecendo, haja vista o sucesso em outras regiões que possui menos recursos comparados ao Vale.

Os nove gestores municipais puderam tirar dúvidas e apresentar propostas, após a explanação brilhante do ex-prefeito Arnaldo Júnior da cidade de Cabaceiras (PB), que ministrou e conduziu as palestras durante o encontro tratando sobre o incentivo a promoção do desenvolvimento econômico local.

O Prefeito Audiberg Alves da cidade de Itaporanga destacou a parceria entre o poder público, instituições financeiras e empreendedores da região, lembrando que é de suma importância à participação do Agente de Desenvolvimento, para que os resultados sejam positivos.

Na vez do Prefeito Jairo Halley de Serra Grande (PB), ele enfatizou a importância da participação dos municípios neste projeto. “Todos nós sabemos as dificuldades que os municípios estão enfrentando, porém se houver esta união no Vale do Piancó, estaremos procurando alternativas para melhorar a nossa economia, e sem distinção, o Sebrae veio no momento certo para nos ajudar a projetar esse futuro promissor”, disse.

Ainda em apoio a este projeto, falou o Prefeito José Walter de São José de Caiana, Allan Felipe de Pedra Branca, Tânia Nitão de Santana de Mangueira, o vice-prefeito que representou Piancó, Edvaldo leite de Caldas, a Prefeita Marcília Mangueira de Diamante, o representante do município de Santa Inês, o vereador Jundívio Lacerda enviado pelo Prefeito Nilson de Conceição, a representante de Santana dos Garrotes, o representante de Emas, além do vice-prefeito Antônio Henriques de Boa Ventura e o Prefeito Pedro Feitosa de Ibiara.  

“É de fundamental importância que essa parceria entre o Sebrae e os municípios realmente faça com que os prefeitos e administradores entendam que essa soma é importante e que venha trazer melhores condições de vida para o povo que vive em nossa região”, destacou a Prefeita Leonice Lopes de Boa Ventura.

Para finalizar o debate, o Diretor Operacional do Sebrae, Luiz Alberto Gonçalves de Amorim, elencou diversos exemplos que já obtiveram êxito na Paraíba, referenciando a cidade de Cabaceiras na região do Cariri, que hoje tem sua população praticamente independente, sobre a potencializarão do comércio local, com vários produtos de exploração local, que são vendidos para todo o país e ainda importados para outros países.

A gerente do Sebrae em Itaporanga, Anna Stefania Rodrigues, agradeceu a presença dos participantes que reuniram mais da metade dos municípios da região. Ela falou que o Encontro foi criado para mobilizar, integrar e envolver os gestores públicos municipais nas transformações locais.

“Queremos incentivar a promoção do desenvolvimento econômico local, para isso as gestões precisam trabalhar em conjunto com a sociedade civil organizada e com os empreendedores. Nosso papel é intermediar esse diálogo, capacitar e orientar as partes envolvidas, além de realizar ações de cunho transformador”, concluiu Anna.

O evento contou com o apoio de todos os funcionários da agência do Sebrae de Itaporanga. O próximo encontro ficou agendado para acontecer no dia 7 de julho.

 

Assessoria

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br