4 de maio de 2015 - 07:45

Novo leilão de áreas de petróleo e gás ocorrerá no final deste ano

O Brasil vai realizar, no último trimestre de 2015, a 13ª Rodada de Licitações para exploração de petróleo e gás no Brasil. Ao todo, 269 blocos serão leiloados em área fora das bacias do Pré-Sal. Com isso, as empresas interessadas não precisam se associar a um parceiro brasileiro. O detalhamento da rodada foi divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“Gostaria de convidar todos a participarem da 13ª rodada. Será uma oportunidade para empresas aumentarem sua participação ou entrarem no mercado brasileiro. Serão oferecidas áreas maduras e também áreas de novas fronteiras e que têm grande potencial”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, que está na cidade de Houston, nos Estados Unidos.

A divulgação foi feita durante a Offshore Technology Conference (OTC), o principal evento do setor no mundo, que ocorre entre os dias 4 e 7 de maio. Também participam do evento representantes da ANP e da Petrobras, que foi premiada por tecnologias desenvolvidas para explorar o Pré-Sal.

Em sua apresentação, Braga anunciou, ainda, que as próximas rodadas de licitação para concessão de áreas levarão em conta fatores como as necessidades das empresas petrolíferas, a demanda nas indústrias fornecedoras de serviços, a capacidade da indústria local e os estudos realizados pela ANP, inclusive sobre as descobertas mais recentes.

A palestra do ministro foi uma oportunidade para mostrar o potencial de negócios na área de petróleo no Brasil. Ele ressaltou que estão no País as maiores empresas globais do setor, sendo 26 delas operando em campos de exploração. Das descobertas de reservas mundiais nos últimos cinco anos, 36% estão no Brasil (22,9 bilhões de barris). Este percentual cresce para 63% quando somadas as descobertas em águas profundas (22,2 bilhões de barris).

Braga informou que o País tem um potencial de descobertas em 2,8 milhões de km², dos quais 307,7 mil km² apresentam certeza de sucesso na exploração. Há no País empresas atuando em 430 campos de produção. Segundo ele, não há qualquer restrição à exportação de petróleo no Brasil, que vendeu ao Exterior mais de 500 mil barris diários em 2014, por meio de 17 empresas. A Petrobras respondeu por apenas 45% dessas exportações.

Ministério de Minas e Energia.

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br