24 de março de 2015 - 08:39

Dia Mundial da Água: Prefeitura realiza evento de conscientização

(Itaporanga celebra Dia Mundial da Água / Foto: Assessoria)

(Itaporanga celebra Dia Mundial da Água / Foto: Assessoria)

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992, desde então a cada ano a data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante recurso natural. Este ano, o tema escolhido foi “Água e Desenvolvimento Sustentável”.

Na ocasião, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Segundo a ONU até 2030, 40% dos recursos hídricos do mundo inteiro podem sumir. Hoje mais de 700 milhões de pessoas ainda não tem acesso a água potável. Ao todo, 20% dos aquíferos do mundo são explorados além do limite, o que pode comprometer o abastecimento no futuro.

O Brasil aparece entre os países com baixo risco. Mas ainda assim, a ONU alerta que a prioridade deve ser a gestão da água e o uso sustentável para garantir as reservas no futuro.

De acordo com o relatório divulgado na madrugada desta sexta-feira (20), o Brasil é um dos países que mais têm rios fora do curso normal por causa das hidrelétricas, aumentando a degradação e o risco de assoreamento.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura realizou, através da Defesa Civil, na manhã de sexta-feira (20), um evento de conscientização e mobilização da população para importância da economia de água.

(Evento de conscientização / Foto: Assessoria)

(Evento de conscientização / Foto: Assessoria)

A caminhada começou às 08h30min saindo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e percorrendo as principais avenidas da cidade, com distribuição panfletos de conscientização para a população.

A Escola João Silvino da Fonseca (Escola Modelo), realizou em comemoração ao dia mundial da água palestra de conscientização para os alunos, em meio a brincadeiras, os também alunos puderam estar interagindo e realizando perguntas sobre o assunto e esclarecimento de dúvidas.

Essa ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Itaporanga juntamente com a Defesa Civil do município visa conscientizar sobre a importância do uso racional e a preservação da água, e ações fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras.

 

 

ASCOM

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br