2 de fevereiro de 2015 - 07:55

Museu de Arte Popular da Paraíba volta a funcionar em horário normal neste mês de fevereiro

A partir deste mês de fevereiro, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) volta a funcionar no seu horário normal, abrindo as portas para visitação pública de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. Nas segundas-feiras, o MAPP é fechado ao público, funcionando apenas a administração e manutenção.

Durante o mês de janeiro, o MAPP funcionou em horário especial, das 13h às 19h. Mas mesmo funcionando em apenas um horário, o espaço, mais conhecido como o Museu dos Três Pandeiros, recebeu um número recorde de visitantes. Apesar de se tratar de um período de férias, quando tradicionalmente muitos campinenses costumam viajar, o museu recebeu 3.406 visitantes.

Mantido pela Universidade Estadual da Paraíba, o MAPP é a última obra assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e finalizada com ele em vida. O museu reúne em seu acervo peças que retratam a cultura nordestina, contempladas nos três segmentos artísticos, que são a música, o artesanato e a literatura de cordel. A parte dedicada à música mantém uma exposição que presta homenagem a Jackson do Pandeiro, com fotos, objetos e materiais audiovisuais, além de peças que fazem alusão a outros músicos paraibanos, totalizando um acervo de 5 mil músicas.

Na sala reservada ao artesanato, estão expostas peças em renda, couro, cerâmica e madeira, todas confeccionadas por artesãos paraibanos. O espaço reservado para a literatura de cordel conta com o acervo da Biblioteca Átila Almeida da UEPB, que detém a maior coleção de cordel da América Latina, com mais de 17 mil exemplares.

 

 

UEPB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br