4 de dezembro de 2014 - 10:40

Evento cultural em Itaporanga movimentou a cidade no último fim de semana

(Equipe promotora do evento / Foto: Diassis Pires)

(Equipe promotora do evento / Foto: Diassis Pires)

Os moradores de Itaporanga tiveram na última sexta-feira, dia 28 de novembro, a oportunidade de participar do evento Um Dia de Cultura em Itaporanga, promovido pelo Instituto Cultural Radegundis Feitosa Nunes. Segundo o seu idealizador será um evento anual, que trará cultura em diversas áreas para o município.

Dentre da programação do evento, ocorreu uma oficina sobre como elaborar um bom projeto cultural, ministrado pelo diretor de cinema e produtor cultural Laércio Ferreira Filho. A oficina mobilizou jovens e professores interessados em promover cultura de qualidade em sua cidade, podendo desta forma ajudar a melhorar a situação dos jovens que estão afastados da escola e do convívio social. “É um passo importante para nossa região”, disse a professora, Izabel Alves.

(Participantes da Oficina / Foto: Diassis Pires)

(Participantes da Oficina / Foto: Diassis Pires)

A noite houve exibição de filmes sertanejos, todos produzidos através de projetos culturais como o Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) e Mais Cultura. Na oportunidade os idealizadores ainda promoveram debates sobre os filmes apresentados com os diretores presentes, é o caso de Diassis Pires, que respondeu perguntas sobre seu documentário Lampião e o Cimento, curta sobre um remanescente de Quilombola que despertou a curiosidade dos expectadores presentes.

Apresentar as produções cinematográficas da Paraíba, instigar a produção artística e cultural, é contribuir para o desenvolvimento do município, esses são os objetivos do evento, diz o idealizador Chico Lopes.

(Mostra de filmes / Foto: Diassis Pires)

(Mostra de filmes / Foto: Diassis Pires)

De acordo com Diassis Pires, colaborador do evento, a cidade receber um evento com tanto valor cultural é muito importante “Apresentar a um evento diferenciado, onde a cultura é o agente de transformação que ira impulsionar a produção cultural da cidade”.

 

Filmes exibidos:

Antoninha – Laércio Filho

As trapalhadas de João teimoso I e II – Dir. Laércio Filho

Imãsginação – Dir. J. França

Lampião e o Cimento – Dir. Diassis Pires

O Lobisomem da Paraíba – Dir. Silvio Toledo

Via Acauã – Dir. J. França

 

Fotos – Diassis Pires

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br