27 de junho de 2014 - 02:22

Governo do Estado entrega kits do Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Programas de Avaliação (Proava), entregou nessa quinta-feira (26) os kits do Avaliando IDEPB/2013 disponíveis no almoxarifado da SEE para todas as Gerências Regionais de Educação (GRE). A gerência do Proava sugere que cada GRE faça uma reunião com os gestores das escolas para explicar a importância do Kit e do Programa.

O kit é composto por uma Revista do Sistema, Revista do Gestor, Revistas Pedagógicas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa e Matemática, Revistas Pedagógicas da 3ª série do Ensino Médio Regular a 4ª série do Ensino Médio Modalidade Normal – Língua Portuguesa e Matemática, além do cartaz de divulgação e do boletim da família.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, lembra que este é o terceiro ano que o material é utilizado. “Sua importância está no fato de termos criado nosso próprio sistema de avaliação, assim estamos incutindo o conceito e a prática da avaliação. O material distribuído deve ser aberto, lido e analisado para que sirva de bússola norteadora para as ações futuras”, explicou.

Avaliando IDEPB/2013 – O Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba (Avaliando IDEPB/2013) foi instituído desde 2012 com o objetivo de avaliar, de modo permanente e contínuo, o ensino ofertado no Estado. O sistema e as metas para a Educação Básica constituem uma política do Estado cuja diretriz é assegurar a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. Anualmente são realizados testes de Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática com os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio e 4º ano do Ensino Normal.

O trabalho consiste no estabelecimento de metas e na obtenção de resultados que farão parte das ações de modernização da gestão pública da educação no Estado e tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais e elevar os Índices da Educação Básica na Paraíba. O sistema é adotado em outros Estados e segue as diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Avaliando IDEPB considera aspectos como gestão escolar, desempenho, perfil dos professores, formação pedagógica dos profissionais e estrutura física e organizacional da escola. Outras informações sobre a avaliação estão disponíveis em:http://www.avaliacaoparaiba.caedufjf.net/ 

 

 

Secom

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br