5 de junho de 2014 - 07:50

Prefeitura de Itaporanga e Secretaria de Agricultura fazem parceria com o INSA

(Itaporanga formaliza cooperação técnica com o Instituto Nacional do Semiárido / Foto: Assessoria)

(Itaporanga formaliza cooperação técnica com o Instituto Nacional do Semiárido / Foto: Assessoria)

O Experimento Técnico com a Palma Forrageira resistente a Cochonilha do Carmim está instalado no sítio Emas de propriedade de Francisco Sales Soares Júnior, popularmente conhecido como Júnior de Moar Ferreira. Esse projeto, realizado entre o Município em cooperação técnica com o INSA (Instituto Nacional do Semiárido), terá duração de 2 (dois) anos e durante esse período espera-se realizar quatro cortes distribuindo as raquetes com os agricultores cadastrados no Gabinete da Palma.

Na manhã desta terça-feira (02), aconteceu uma reunião no campo de pesquisa com o Secretário de Agricultura, Francisco Lemos, o Gabinete da Palma, os Conselheiros do CMDRS e agricultores em geral. Na oportunidade ficou decidido que o primeiro corte será realizado em dezembro de 2014, os agricultores aceitaram o critério técnico dos pesquisadores do INSA (Instituto Nacional do Semiárido). Até o primeiro corte da palma, os tratos culturais com limpeza e roço das ruas do experimento serão realizados pelos próprios beneficiários do projeto.

(Reunião no campo de pesquisa / Foto: Assessoria)

(Reunião no campo de pesquisa / Foto: Assessoria)

O Secretário Francisco Lemos, informa ainda que “O Gabinete da Palma estará cadastrando os agricultores a partir da primeira semana de julho de 2014. Os agricultores cadastrados receberão 90% das raquetes colhidas no primeiro corte e 75% nos três últimos cortes. E a revitalização dessa cultura no município ajudará na capacidade de suporte forrageiro no período de escassez de pastagem, ao mesmo tempo, esperamos que os agricultores possam propagar em suas propriedades essa palma forrageira com excelente material genético e resistente a praga da Cochonilha do Carmim,”finalizou.

(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

Para o Prefeito Audiberg Alves, esses programas são de suma importância para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura, e que sua gestão procura amenizar o sofrimento do homem do campo, buscando incansavelmente o sustento de suas famílias com seu próprio suor.

 

 

 

 

ASCOM

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br