22 de abril de 2014 - 07:53

11º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, entre os dias 4 e 6 de junho, no Centro de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o 11º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, com o tema central “São João e Copa do Mundo: paixões nacionais”. “Paixões porque representam, sem dúvida, duas tradições que constituem fortemente a identidade e a formação cultural do povo brasileiro”, diz o coordenador do evento Luiz Custódio da Silva.

Além de acontecer em plena abertura do Maior São João do Mundo, um das festas mais importantes do calendário cultural e turístico nacional, o seminário presta homenagem a Copa do Mundo de Futebol 2014 que marca a volta do maior espetáculo do esporte mundial ao “país do futebol”.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa e Programa de Extensão Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, do Departamento de Comunicação Social da UEPB, o evento reunirá centenas de participantes entre estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e representantes de vários segmentos da comunidade. O objetivo é debater a importância, evolução e desafios das festas juninas e dos acontecimentos esportivos em tempos de economia da cultura, tecnologias digitais e redes sociais.

O destaque deste ano será a presença de representantes dos times de futebol e de importantes cronistas esportivos da Paraíba e do Nordeste. As inscrições de trabalhos podem ser realizadas até o dia 16 de maio, para um ou mais dos seguintes grupos de trabalho (GTs): Festejos Juninos, Folkcomunicação e Dinâmica Cultural; Folkcomunicação e Desenvolvimento; Folkjornalismo; Metamorfoses da Folkcomunicação; Turismo, Futebol e Inclusão Social.

Os trabalhos cujos resumos forem aceitos serão apresentados durante a programação do seminário e publicados nos anais eletrônicos. Para o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professor Orlando Ângelo, “a 11ª edição do Folkcom comprova a importância exercida pela UEPB e as universidades parceiras no contexto da cultura e do desenvolvimento regional, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento da pesquisa e das ações de extensão”.

Apoiam o seminário o Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UEPB (CCSA), a Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom) e as universidades federais de Campina Grande (UFCG), Paraíba (UFPB), Rio Grande do Norte (UFRN) e Rural de Pernambuco (UFRPE).

 

 

UEPB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br