11 de abril de 2014 - 03:04

Inscrições para Bolsa-Atleta começam segunda-feira (14)

A partir desta segunda-feira (14) atletas brasileiros poderão se inscrever para o programa Bolsa-Atleta, que auxilia financeiramente esportistas de todo País. O programa, do Ministério do Esporte, custeia treinamento e aquisição de equipamentos necessários para o bom rendimento do atleta. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11).

A inscrição do candidato deverá ser efetivada exclusivamente no site doMinistério do Esporte até o dia 3 de maio. A inscrição on line é confirmada após recebimento de mensagem do ME contendo o número da ficha de inscrição, o login e a senha do atleta, enviada para o endereço de correio eletrônico informado no formulário de inscrição.

O segundo passo da inscrição é enviar, em até 30 dias, para a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, organizadora do edital, documentos como declaração de vínculo da entidade de prática desportiva, declaração de vínculo da confederação da modalidade, declaração sobre valores recebidos como patrocínio de pessoas jurídicas públicas ou privadas, entre outros.  Os modelos das declarações que devem ser enviadas, bem como a lista de todos os outros documentos, estão disponíveis no site do ME.

A relação dos beneficiados com a Bolsa-Atleta será publicada no Diário Oficial da União no dia 2 de julho.

Para participar do programa, os atletas serão subdivididos nas seguintes categorias:

  • Olímpica ou paraolímpica

Atletas a partir de 16 anos que representaram o Brasil nos últimos Jogos Olímpicos ou Paraolímpicos adultos (Londre ou Sochi) organizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) ou Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

  • Internacional

Atletas a partir de 14 anos que integraram a seleção nacional de sua modalidade esportiva, representando o Brasil em campeonatos ou jogos sul-americanos, pan-americanos ou mundiais, e que tenha obtido até a terceira colocação em competições em 2013.

  • Nacional

Atletas a partir de 14 anos que participaram do evento máximo da temporada nacional de 2013, sendo tais competições referendadas pela confederação da respectiva modalidade e pelo ME como principais eventos ou que integrem o ranking nacional da modalidade, obtendo, em qualquer caso, até a terceira colocação.

  • Estudantil

Atletas de 14 a 20 anos de idade que participaram dos últimos Jogos Estudantis Nacionais – (Jogos Escolares da Juventude – JEJ’s, Paralimpíadas Escolares e Jogos Universitários em 2013), obtendo até a terceira colocação nas provas individuais de modalidades individuais, ou selecionados entre os atletas destaques das modalidades coletivas.

  • De base

Atletas de 14 a 19 anos de idade de modalidades que fazem parte do programa olímpico e paraolímpico, obrigatoriamente de subcategoria iniciante indicada pela respectiva entidade, tendo obtido até a terceira colocação nas modalidades individuais de eventos de 2013, previamente indicados pela entidade nacional de administração do desporto ou que tenham sido eleitos entre os dez melhores atletas do ano de 2013 no caso de modalidade coletiva.

O programa Bolsa-Atleta é um dos grandes incentivadores da nova geração do esporte nacional. Desde sua criação, em 2005, mais de 18 mil bolsas já foram concedidas nas categorias de base, estudantil, nacional, internacional e olímpica e paralímpico.

 
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional e do Ministério do Esporte

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br