7 de abril de 2014 - 08:58

Ativistas pró-Moscou proclamam “república soberana” em Donetsk

Ativistas pró-Moscou que ocupam desde domingo o principal edifício do governo local de Donetsk, na região leste da Ucrânia, proclamaram nesta segunda-feira (7) uma “república soberana”, indicou um de seus representantes à imprensa.

Os jornalistas não foram autorizados a entrar no prédio. Um vídeo publicado na internet mostra um homem que afirma: “Proclamo a criação do Estado soberano da República Popular de Donetsk”.

No domingo, mais de 2.000 manifestantes se dirigiram ao fim de um protesto ao edifício, cercado pela polícia, e pelo menos 50 conseguiram entrar.

Vários manifestantes retiraram a bandeira ucraniana do prédio e içaram em seu lugar uma bandeira russa.

Os manifestantes, que exigiam um referendo sobre a independência da região e sua união com a Rússia, carregavam cartazes que diziam “Donetsk, cidade russa” e “Otan, go home”.

No leste da Ucrânia, de maioria de língua russa, é registrada uma grande tensão desde que o presidente Viktor Yanukovitch, favorável à Rússia, foi deposto por manifestantes pró-europeus e por grupos ultranacionalistas de extrema-direita.

Várias pessoas morreram em manifestações.

O presidente russo, Vladimir Putin, se comprometeu a “defender por todos os meios” as populações de língua russa das repúblicas que formaram parte da União Soviética.

A crise entre a Rússia e a Ucrânia teve como consequência a união da Crimeia à Rússia após um referendo que o governo ucraniano e os países ocidentais não reconhecem.

 

 

UOL com agências internacionais

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br