18 de março de 2014 - 02:37

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itaporanga apresenta ações em benefício das comunidades rurais e urbanas

sama

Seguindo um plano definido de gestão para o pleno desenvolvimento rural e urbano, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA tem desenvolvido ações distintas nesse limiar de 2014, que ratificam o compromisso da gestão do prefeito Audiberg Alves (PTB) com os agricultores e a agricultoras de Itaporanga.

Resumo das ações: o município está pagando as parcelas do Garantia Safra 2012/2013 e da Bolsa Estiagem 2014. Nesse mesmo segmento, a Prefeitura Municipal começou a pagar o aporte do Garantia Safra 2013/2014 e indicaremos o técnico Lindoberto Costa para as vistorias e laudos da situação de plantio e identificação de lavouras “in loco”, conforme calendário do Governo Federal/MDA.

Os cortes de terras estão caminhando a contento e já realizamos até o momento 556 horas em conformidade com a demanda. Quanto ao Programa Água para Todos/SUDENE, as comunidades: Riacho da Onça, Capim Grosso de Baixo e Lagoa Seca de Cima foram contempladas com abastecimentos completos, formamos o Comitê Municipal e as comissões comunitárias para o acompanhamento das obras.

Mais um Projeto de Lei (PL) foi encaminhado pela SAMA para a Câmara Municipal, que dispõe sobre a criação de uma farmácia veterinária básica. Ele está em processo de avaliação e na pauta de votação (20/03) da Câmara Municipal.

No tocante ao fomento as comunidades, apresentamos ao Executivo/GAPRE um Programa de Incentivo a Leitura no Campo, que disponibilizará materiais e equipamentos, além de livros, para implantação de pequenos módulos de bibliotecas na zona rural.

No que se refere às comunidades urbanas, uma mensagem encaminhada ao Executivo/GAPRE tratará da implantação nos bairros de Itaporanga do Programa Aqui tem Produção no Quintal, com hortas e plantios de frutíferas tropicais.

Prosseguindo as ações na cidade o setor de meio ambiente da SAMA intensificou a produção de mudas para doações, replantio e arborização das avenidas com continuidade na Rua  Crisanto Pereira.

O secretário, Francisco Lemos, aproveita o momento para convidar toda a população rural e urbana de Itaporanga para fazer parte desse processo de crescimento e desenvolvimento do setor agropecuário de Itaporanga e para a formação de um mutirão solidário em defesa, preservação e sustentabilidade do meio ambiente. Campo forte, cidade com menos problemas.

 

 

Assessoria

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br