17 de março de 2014 - 11:13

Dilma empossa seis novos ministros

A presidenta Dilma Rousseff empossou, na manha desta segunda-feira (17) seis novos ministros. Serão responsáveis por assumir o comando dos ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA), Eduardo Lopes; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller; do Ministério do Turismo (MTur), Vinicius Nobre Lages; do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto; das Cidades, Gilberto Occhi; e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clelio Campolina Diniz.

Em seu discurso, Dilma agradeceu a lealdade e o compromisso dos ministros que deixam seus cargos e reforçou a coragem dos mesmos ao enfrentar as urnas em outubro. Além disso, Dilma fez um balanço geral das principais medidas realizadas em cada pasta.

Ao falar dos novos titulares das pastas, a presidenta reforçou a nova realidade vivida pelo Brasil. “Deixamos de ser o país do futuro, e esses brasileiros que aqui estão são responsáveis por a gente estar construindo o Brasil do presente”, disse.

Entre os principais projetos, Dilma mencionou o Embrapi, o Inova Empresa, as inúmeras medidas criadas para aprimorar o turismo (visando os grandes eventos esportivos) e os planos safra e pesca.

A presidenta ressaltou que seu governo está muito próximo de alcançar o total de 2,7 milhões de moradias contratadas para o programa Minha Casa Minha Vida. Sobre os projetos de mobilidade urbana, a presidenta afirmou que “estamos contratando o maior investimento em mobilidade urbana da história do nosso país”.

Conheça os novos ministros

  • Eduardo Benedito Lopes

Eduardo Benedito Lopes, brasileiro, nascido na cidade de Santo André, São Paulo, em 19 de setembro de 1964. Hoje senador da República, é bacharel em Teologia, Jornalista Articulista, Radialista, Locutor e Apresentador de programas de rádio e TV. Trabalhou na Rede Record de Televisão e foi Diretor-Presidente do Jornal Folha Universal e da Editora Gráfica Universal. Em 2006 elegeu-se a Deputado Federal, exercendo o mandato de 2007 a 2011.

Na Câmara foi membro titular das comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Em 2010, foi suplente de senador Marcelo Crivela candidatou-se ao Senado. Hoje exerce o mandato de Senador da República, sendo Líder do PRB – Partido Republicano Brasileiro – no Senado Federal.

  • Clelio Campolina Diniz

Clelio Campolina Diniz é formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1970). Possui graduação em Engenharia de Operação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1967).

É Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Foi Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Diretor Presidente do BHTEC – Parque Tecnológico de Belo Horizonte. Também foi coordenador da área de economia do CTC da CAPES e Ex-Presidente da Câmara de Ciência Sociais Aplicadas da FAPEMIG.

É Professor titular aposentado do departamento de Economia e do CEDEPLAR da FACE-UFMG. Possui mais de 100 trabalhos publicados no Brasil e no exterior. É atualmente reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Gilberto Magalhães Occhi

Gilberto Magalhães Occhi, nascido em Ubá (MG) em 24 de julho de 1958, é formado em Direito e conta com especialização em finanças e mercado financeiro, gestão empresarial e comércio exterior. Bancário, Gilberto é funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal desde 1980. Já atuou como superintendente regional, gerente de mercado e outras áreas da instituição. Hoje, é Vice-Presidente de Governo da CEF, Superintendente Nacional da Região Nordeste e integrante do Conselho Deliberativo Alagoas Sebrae.

  • Miguel Soldatelli Rossetto

Miguel Soldatelli Rossetto, nascido em 4 de maio de 1960 em São Leopoldo (RS), é formado em Ciências Sociais pela Unisinos. Iniciou a carreira na política no final dos anos 70, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo. Participou do movimento de fundação do Partido dos Trabalhadores e fez parte da primeira executiva estadual do partido.

Em 1996 foi eleito deputado federal. Foi ainda presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Polo Petroquímico de Triunfo, de 1986 a 1992. Integrou ainda a executiva estadual da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul e da CUT Nacional.

Em 1998, Rossetto foi eleito vice-governador, na chapa encabeçada por Olívio Dutra. Em 2003, foi nomeado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário.

  • Neri Geller

Neri Geller, nascido em 7 de novembro de 1968, é agricultor, empresário e servidor público federal. Hoje é secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e membro do Conselho Administrativo da Conab.

Foi vereador em Lucas do Rio Verde(MT),entre 1996 e 2004. Foi eleito deputado federal em 2006 e reeleito em 2010. Como empresário, fundou a Fazenda Geller em 1990, onde desenvolve a atividade de plantio e comercialização de grãos (soja e milho).

  • Vinicius Nobre Lages

Vinicius Nobre Lages, nascido em 15 de dezembro de 1957, é engenheiro Agrônomo, Doutorado em Economia do Desenvolvimento na França, especializado em economia de serviços, turismo e desenvolvimento de negócios.

Desde 2007 é Gerente da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa, ligada à presidência da instituição.

Atuou anteriormente como gerente da área de turismo, tendo ampla articulação com o trade turístico, construindo pontes entre o setor público e privado.

Foi membro do Conselho Nacional de Turismo de 2003 a 2007 e em 2011. E representante da instituição na Organização Mundial do Turismo entre 2003 e 2007, e 2011. Coordenou o Programa Sebrae 2014, dedicado ao apoio e preparação de empresas para a Copa Fifa 2014.

Com experiência empresarial na área de serviços, conta com perfil técnico e atuou como docente na disciplina Inovação em Serviços Turísticos (2013).

 
Portal Brasil

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br