13 de março de 2014 - 07:58

Hemocentro de Campina Grande realiza campanha de doação de medula óssea

Com o objetivo de aumentar o número de doadores cadastrados, o Hemocentro Regional de Campina Grande realiza, nesta quinta-feira (13), mais uma campanha de doação de medula óssea. A ação acontece na Praça da Bandeira, a partir das 8h,

De acordo com a programação, uma equipe formada por assistentes sociais e enfermeiras, com o apoio da Unidade Móvel de Coleta, vai distribuir panfletos e realizar o cadastro das pessoas que desejarem participar da atividade.

Segundo a coordenadora do Setor de Médula Óssea, a assistente social Marilane Abrantes, hoje o Hemocentro de Campina Grande possui 158 pessoas cadastradas como doadoras voluntárias de medula óssea.

Marilane ressaltou que as campanhas são importantes porque mobilizam e esclarecem a população. “O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemia e outras doenças do sangue e do sistema imune”, lembrou. Ela explicou ainda que, no local do cadastro, será colhido o sangue da pessoa que desejar ser doadora. Os interessados também preencherão um formulário informando seus dados pessoais.

“Na oportunidade, é necessário que o doador apresente documento de identidade com foto. Após esse processo, o sangue será tipado por exame de histocompatibilidade (HLA) a fim de identificar as características genéticas da pessoa doadora. O resultado desse exame e seus dados serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea”, informou a coordenadora.

Secom

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br