6 de março de 2014 - 09:11

Entrega da declaração de imposto de renda começa nesta quinta-feira (6)

Começou nesta quinta-feira (6) e vai até o dia 30 de abril o prazo para os contribuintes entregarem a declaração de Imposto de Renda. São obrigados a declarar pessoas físicas que tiveram rendimentos superiores R$ 25.661,00 no ano. A Receita Federal espera receber a declaração de 27 milhões de pessoas.

A entrega da declaração deverá ser feita pela internet, utilizando o programa de transmissão da Receita Federal, o Receitanet. Como no ano passado, também será possível fazer a entrega por meio de aplicativos de dispositivos como tablets e smartphones. Uma novidade para este ano é a possibilidade de fazer a declaração previamente preenchida.

“De inovação, a gente tem aí a questão de você ter uma declaração que pode vir com várias informações já pré-preenchidas, desde que o contribuinte tenha certificado digital. Certificado digital seria a identidade virtual, digital mesmo da pessoa. Então, ela adquire isso, na verdade, junto à Serasa, Caixa Econômica, órgãos credenciadores”, explica o contador Renato Lucena.

A recomendação de especialistas é a mesma de outros anos. O ideal é entregar a declaração o quanto antes. Os lotes regulares começam a ser liberados no dia 16 de junho e terminam em 15 de dezembro de 2014, e os contribuintes que enviarem no início do prazo devem receber a restituição nos primeiros lotes, exceto em caso de algum erro.

O contador Renato Lucena dá ainda outras dicas de cuidados que o contribuinte deve ter: “Quanto às informações, no caso da declaração, é importante observar se a documentação é idônea. Então, recibos dados pelo médico, contém ali o CRM, contém o CPF, contém o nome legível… Quando é uma nota fiscal, observar se é uma nota fiscal de fato, se está dentro do prazo de validade. Tudo isso é importante”, afirma.

Este ano, a Receita não vai receber declarações em disquete. Os formulários de papel já haviam sido abolidos pela Receita Federal. A multa mínima para quem não entregar no prazo é de R$ 165,00. Para obter mais informações e detalhes sobre a declaração de Imposto de Renda, basta acessar o site da Receita Federal.

 
Voz do Brasil

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br