20 de fevereiro de 2014 - 04:50

Lei Seca reforça efetivo para fiscalizações durante Folia de Rua e Carnaval

Todo o efetivo de policiamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran) será utilizado no plano operacional montado para as prévias carnavalescas e o carnaval em todo o Estado. A garantia foi do diretor de operações do Detran, Orlando Soares, ao anunciar a intensificação das ações para evitar a violência no trânsito durante os festejos.

O plano de segurança no trânsito será executado a partir desta quinta-feira (20) durante a abertura oficial da Folia de Rua, em João Pessoa, e prossegue até a quarta-feira cinzas.

Segundo o coordenador da Operação Lei Seca, Major Rochester Vale, a quantidade de equipes nas ruas será proporcional ao tamanho de cada bloco, com estrutura especial para grandes eventos, como a abertura da programação nesta quinta-feira e o desfile de blocos que concentram o maior número de foliões, como Picolé de Manga, Muriçocas do Miramar, Cafuçu e Virgens de Tambaú.

Durante todo o período, a ação será realizada em parceria com a Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, com abordagem corpo a corpo, conscientizando os foliões dos riscos da mistura álcool e direção. Nas rodovias federais, a ação será realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

Procedimento – Durante a Operação Lei Seca, todos os veículos que passam pela barreira policial são parados. O procedimento para o teste do bafômetro é simples: o motorista do veículo é parado e os agentes de trânsito pedem para que ele apresente os documentos do carro e do condutor, enquanto o veículo é vistoriado. Neste momento, o condutor é convidado a fazer o teste de consumo de álcool utilizando o etilômetro, equipamento conhecido popularmente como bafômetro.

Em caso de recusa, é feito um procedimento administrativo com multa de R$ 1.915,40 e com o registro de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista, que é apreendida. Um condutor devidamente habilitado é chamado para retirar o carro do local.

A penalidade pela mistura álcool e direção é considerada gravíssima. Se o motorista aceitar fazer o teste e for detectado o volume entre 0,05 e 0,33 miligramas de álcool por litro de ar exalado, responderá ao mesmo processo administrativo do caso da recusa em realizar o teste.

Caso o resultado seja superior a 0,34mg/l, o condutor é encaminhado para a delegacia para ser lavrada a prisão em flagrante e uma fiança é estipulada para a soltura. Se o condutor se negar a fazer o teste do bafômetro, mas os agentes perceberem que ele não tem condições de dirigir, o procedimento é igual ao flagrante por consumo superior a 0,34mg/l.

Quase 500 flagrantes em 2014– De primeiro de janeiro a 20 de fevereiro, a Operação Lei Seca já flagrou 496 condutores embriagados e 37 foram presos.

Desde que foi criada, em 21 de setembro de 2012, a Lei Seca flagrou 3.636 motoristas embriagados e 431 chegaram a ser presos. Neste período, foram abordados 53.763 veículos e aplicados 51.050 testes do bafômetro.

Campanha do Hemocentro – Nesta quinta-feira (20), o Detran aderiu à campanha realizada pelo Hemocentro da Paraíba para reforçar o estoque de sangue para o carnaval 2014. Com o slogan “Antes de sair para a folia, doe sangue, compartilhe alegria!”, a campanha pretende garantir sangue para atender à demanda durante as prévias carnavalescas e carnaval.

A unidade móvel passou a manhã no estacionamento da sede do Detran, no bairro de Mangabeira, recebendo doações de servidores e usuários. No local, foi montado com comando de saúde que ofereceu serviços como verificação de pressão arterial, glicemia, distribuição de preservativos e orientação de postura.

Secom

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br