17 de janeiro de 2014 - 09:28

Síria entrega à Rússia plano para cessar-fogo e quer troca de prisioneiros

O chanceler sírio, Walid al-Moualem, disse nesta sexta-feira (17) que entregou à Rússia um plano para o estabelecimento de um cessar-fogo na maior cidade do país, Aleppo, no norte da Síria, e que está pronto para uma possível troca de prisioneiros com as forças rebeldes.

O encontro acontece antes do início do encontro para negociar uma transição política no país promovido por Rússia, Estados Unidos e a ONU, a ser realizado no dia 22, em Montreux, na Suíça.

Moualem fez as declarações em entrevista coletiva em Moscou após encontro com o chanceler russo, Sergei Lavrov.

Segundo Larov, o governo sírio está disposto “a tomar uma série de medidas de caráter humanitário, principalmente em resposta a nossos pedidos”.

Na entrevista coletiva, Moualem anunciou um plano de segurança para a região de Aleppo, que inclui a trégua pedida por Moscou e Washington. Para o ministro sírio, é possível aplicá-lo em outras regiões do país, como Damasco e outras áreas da periferia da capital, como a região de Ghouta, se o plano inicial der certo.

A Coalizão Nacional Síria, a oposição apoiada pelo Ocidente, disse que se comprometeria com a trégua se o governo concordasse em fazê-lo. No entanto, forças moderadas, como o Exército Livre Sírio, e islamitas ligadas à Al Qaeda boicotaram a negociação, o que pode fazer com que a trégua não tenha efeito.

 

 

 

UOL com informações da Reuters e da AFP

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br