14 de janeiro de 2014 - 08:25

Ricardo defende aprovação do projeto para 3ª entrada da transposição na Paraíba

O governador Ricardo Coutinho defendeu nesta segunda-feira (13), em Cajazeiras, a aprovação do anteprojeto apresentado pelo Governo do Estado para realização de uma 3ª entrada da transposição das águas do Rio São Francisco na Paraíba pelo Vale do Piancó. A defesa do projeto foi feita durante a autorização da contratação dos serviços para a construção das adutoras de Cajazeiras, Nazarezinho e Sousa.

O anteprojeto complementar da transposição foi apresentado no mês de dezembro pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia junto ao Ministério da Integração Nacional. O órgão federal está analisando a proposta que consiste na execução de um canal ligando o Eixo Norte a Barragem do Condado, em Conceição, ao Rio Piancó e a Coremas Mãe D´Água. A obra, orçada em R$ 180 milhões, beneficiará os 18 municípios do Vale do Piancó.

Ricardo Coutinho ressaltou que o canal terá uma extensão de 29 km com uma vazão de, no mínimo, 3 mil metros cúbicos por segundo. Volume este que deverá garantir a segurança hídrica para uma população superior a 155 mil habitantes em uma região da Paraíba bastante atingida pela estiagem.

O governador lembrou ainda que tratou sobre a obra com a presidente Dilma Rousseff em sua última vinda à Paraíba, no ano passado, e ela aprovou a ideia, recomendando a apresentação do projeto. “O projeto já está no Ministério da Integração e, assim que recebermos um sinal verde, vamos licitar a obra que dará a Paraíba a condição de estado do Nordeste mais beneficiado com a distribuição das águas do Rio São Francisco”, comentou Ricardo.

Secom

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br