10 de janeiro de 2014 - 11:01

Embratur reforça combate à exploração sexual

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) aproveitou o clima de ano novo para agradecer os operadores de turismo de todo o mundo que contribuíram com o recorde histórico de 6 milhões de estrangeiros no País durante 2013. Mas também para pedir a colaboração de cerca de 4 mil operadores de turismo para que ajudem a denunciar suspeitas de caso de exploração sexual.

A mensagem de fim de ano do presidente da Embratur, Flávio Dino, divulgou ao trade turístico internacional o serviço Disque 100. Mantido pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos que recebe denúncias sobre violação de direitos humanos no Brasil. A mensagem orienta os operadores a informarem seus clientes da existência do serviço e a utilizá-lo em caso de presenciar algum caso em território nacional. O objetivo é levar o Disque 100 ao conhecimento da primeira ponta da cadeia do turismo internacional, o operador que vende pacotes no exterior.

“A exploração sexual é um crime inaceitável e não pode ser confundida de forma alguma com uma modalidade de turismo”, afirma Dino. “Queremos deixar claro a nossos principais parceiros comerciais na área do turismo que o Brasil não tolera esse tipo de crime em seu território”.

“Não desvie o olhar”

A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República possui uma campanha estimulando os brasileiros a denunciarem os casos de exploração sexual. “A melhor forma de encarar um problema é falando sobre ele e a campanha da Secretaria de Direitos Humanos é muito perspicaz ao simbolizar isso”, afirma Dino, referindo ao lema da campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes, “Não desvie o olhar”.

A ligação para o Disque 100 é gratuita, pode ser feita de qualquer telefone público ou particular e funciona 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados. A denúncia pode ser anônima e o sigilo das informações é garantido. As denúncias recebidas pela SDH são encaminhadas aos órgãos de proteção e defesa em 24 horas, no máximo.

Nas Américas, foram contatados operadores da Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Na Europa, Espanha, Itália, Holanda e Reino Unido. Somente nos Estados Unidos foram quase mil contatos.

 

 
Embratur

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br