2 de janeiro de 2014 - 07:42

Fies estende prazo de renovação do contrato até 30 de abril

Os beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm novo prazo para fazer renovação do contrato. Agora, até 30 de abril próximo. O prazo anterior expirou em 31 de dezembro último.

A prorrogação abrange a renovação semestral de contratos de financiamento formalizados a partir de janeiro de 2010, referentes aos aditamentos do segundo semestre daquele ano até o segundo semestre de 2013. As renovações relativas ao primeiro semestre de 2014 devem ser feitas no mesmo prazo.

Os estudantes devem efetuar a renovação semestral no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). Mais informações na página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e na central de atendimento do FNDE, pelo telefone 0800-616161.

O prazo de renovação dos contratos foi prorrogado pela Portaria do FNDE nº 604, de 23 de dezembro de 2013, publicada no Diário Oficial da União de 24 de dezembro de 2013.

Financiamento para a graduação

É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo ministério.

Desde 2010, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o agente operador e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, o Fies permite ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Candidatos

Podem requerer o financiamento os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) oferecidos por instituições de educação superior participantes do Fies. Os candidatos ao benefício devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O programa financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, de acordo com a renda familiar mensal bruta e com o comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade.

Apenas estudantes com renda familiar mensal bruta de no máximo 20 salários mínimos podem requerer o financiamento.

 

 

 

Ministério da Educação

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br