26 de dezembro de 2013 - 05:25

Ataque rebelde mata 40 na República Democrática do Congo

Pelo menos 40 civis foram mortos num ataque rebelde contra uma vila no leste da República Democrática do Congo, disseram autoridades locais e organizações da sociedade civil.

Thomas D’Acquin, líder da sociedade civil na província de Kivu, no norte do país, afirmou que o ataque dos rebeldes do ADF-Nalu na quarta-feira destruiu muitas casas em Kamango, uma vila perto da fronteira com Uganda.

“O resultado do ataque de ontem é que há 40 civis mortos”, declarou ele.

As Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla em inglês) apareceram nos anos 1990 como oposição ao governo de Uganda, aliando-se ao Exército Nacional pela Libertação de Uganda (Nalu, na sigla em inglês). Elas foram expulsas de Uganda em meados da década passada, mas se mantiveram organizadas na República Democrática do Congo, intensificando os seus ataques neste ano.

Moussa Demba Diallo, porta-voz da missão de paz da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo, afirmou que dois helicópteros da força de paz bombardearam combatentes da ADF-Nalu na quarta-feira.

“Depois dos ataques, o Exército da República Democrática do Congo conseguiu retomar todas as posições dos rebeldes”, disse ele.

Segundo Diallo, nove soldados e dez rebeldes foram mortos no combate.

 

 

Estadão (Reportagem por Pete Jones, em Kinshasa, e Chrispin Mvano, em Goma) 

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br