9 de dezembro de 2013 - 06:54

EUA vão enviar tropas à República Centro-Africana para conter violência

O Exército norte-americano afirmou nesta segunda-feira que enviará tropas à República Centro-Africana, atendendo a um pedido da França para reforçar os esforços internacionais para deter a propagação da violência entre cristãos e muçulmanos no país africano.

Dois aviões C-17 norte-americanos vão decolar do Burundi para a República Centro-Africana com cerca de 850 soldados nas próximas 24 horas, disse um porta-voz do Pentágono, tenente-coronel Robert Firman. Não ficou claro qual apoio adicional os EUA poderão dar, mas Firman disse que consultas estavam em andamento.

Outro porta-voz do Pentágono, Carl Woog, disse que os militares estavam trabalhando para identificar recursos adicionais que podem ajudar a atender mais pedidos de assistência.

“Os Estados Unidos estão se juntando à comunidade internacional neste esforço por causa da nossa crença de que uma ação imediata é necessária para evitar uma catástrofe humanitária e de direitos humanos”, disse Woog em comunicado.

FRANÇA

Paris conta com 950 soldados no país, dos quais 350 chegaram nos últimos cinco dias. O presidente François Hollande autorizou no fim de semana o envio de mais 750 soldados, completando o contingente de 1.600 estimados pelo Palácio do Eliseu.

Os militares terão o auxílio de uma missão da União Africana, que conta com cerca de 3.000 efetivos.

Mais de 400 mil pessoas foram deslocadas desde que rebeldes Seleka, muitos deles muçulmanos do vizinho Chade e Sudão, tomaram o poder em março, derrubando o presidente François Bozizé e desencadeando uma onda de estupros, massacres e saques contra a população de maioria cristã.

Cerca de 400 pessoas morreram desde quinta-feira apenas na capital Bangui.

 

 

Folha de S. Paulo

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br