26 de novembro de 2013 - 09:57

Ministro entrega 40 caminhões caçamba na PB

(Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro)

(Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro)

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, disse na manhã desta segunda-feira (25/11), que o desafio dos gestores metropolitanos é compatibilizar as necessidades diferentes de cada um dos municípios da região. Durante evento de entrega das chaves de caminhões caçamba para 40 prefeituras do semiárido paraibano, o ministro defendeu a necessidade de desenvolver uma política metropolitana e fortalecer as pequenas cidades para evitar a migração para os grandes centros urbanos. “Sei que não é fácil ser prefeito. Por isso, o Governo Federal desenvolve políticas para fortalecer as cidades e manter as pessoas no campo”‘ disse Aguinaldo Ribeiro.

A entrega dos caminhões caçamba, segundo ele, é uma ação do Governo Federal implementada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para fortalecer os pequenos municípios, principalmente os mais carentes de recursos do semiárido da Paraíba. “Estes caminhões, a partir de agora, vão dar condições para que os prefeitos possam abrir estradas, além de outras obras que impactam diretamente na qualidade de vida da população do município”, afirmou.

Outra política pública do Governo Federal que, segundo o ministro, ajuda a manter a população no campo é o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) que ele chamou de Minha Casa, Minha Vida (MCMV) Rural. Ele lembrou que o MCMV já pode atender aos municípios com menos de 50 mil habitantes, sem que tenham que se submeter aos leilões previstos para esta modalidade. Os prefeitos apresentam os projetos diretamente na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. “Este governo quer que o homem do campo também possa ter uma casa própria com conforto e qualidade”, destacou.

A delegada do MDA no estado, Gilcelia Figueiredo, disso que o programa de entrega de máquinas tem impacto na economia do estado porque ajuda a produção dos pequenos agricultores. O MDA já entregou 626 máquinas para os municípios da Paraíba, com investimento total de R$ 9 milhões. Segundo Gilcelia Figueiredo, o MDA já investiu R$ 161 milhões da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) no estado. “Sem este investimento, nenhum município teria condições de adquirir esses equipamentos”, afirmou Gilcelia.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, também participou do evento, ao lado de deputados federais e representantes dos movimentos sociais. “Tenho certeza que esses equipamentos serão bem utilizados porque aqui temos a responsabilidade de governar bem os municípios com esta parceria importante que fazemos com o Governo Federal”, disse.

A prefeita de Alagoinhas, Alcione Maracajá, contou que depois do caminhão caçamba, agora os municípios do sertão esperam com ansiedade os caminhões pipa. “Precisamos de ajuda para levar água de beber para a nossa população que está sofrendo muito com a estiagem. As caçambas são um presente da presidenta Dilma. As estradas estão prontas, agora precisamos melhorar mais”, falou. Até o fim deste ano, o MDA entregará 40 caminhões pipa para municípios do seminário da Paraíba. Após o evento, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, foi a São Bento (PB) entregar termos de compromisso do programa Água para Todos aos prefeitos da região.

Assessoria de Comunicação Social Ministério das Cidades

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br