20 de novembro de 2013 - 09:14

Série de atentados deixa pelo menos 20 mortos em Bagdá

Pelo menos 20 pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas em uma nova série de atentados terroristas na região de Bagdá nesta quarta-feira. Segundo autoridades locais, as áreas mais afetadas são as de maioria xiita.

Os seis ataques ocorreram principalmente em mercados populares em horários de grande movimento nos bairros de Al Tubyi e Al Azamiya (norte), Al Sadriya e Al Kahramana (região central), Al Shab (nordeste) e Amel (sudoeste).

Ahmad Al-Rubaye/AFP
Iraquianos inspecionam carro-bomba usado em ataque no bairro de Al Karrada, na região central de Bagdá, nesta terça-feira
Iraquianos inspecionam carro-bomba usado em ataque no bairro de Al Karrada, na região central de Bagdá, nesta terça-feira

O mais grave deles foi no mercado de Sadriya, bairro xiita de Bagdá, onde quatro pessoas morreram após a detonação de um explosivo instalado em uma rua por volta do meio dia. Outros 14 consumidores ficaram feridos na ação.

As explosões ocorreram em horários próximos, no que a polícia acredita ser uma ação organizada por apenas um grupo terrorista. Os ataques são mais um capítulo da pior onda de violência que atinge o país desde a crise política de 2006 e 2007.

Os xiitas são o alvo preferencial das ações da Al Qaeda e de outros insurgentes sunitas no Iraque, que lutam contra o governo do primeiro-ministro Nouri al-Maliki, no poder desde 2006. Ele foi o primeiro governante vindo da maioria xiita após o período de domínio sunita sob a ditadura de Saddam Hussein (1979-2003).

Desde que entrou no poder, Maliki teve que enfrentar a resistência dos sunitas, em um conflito sectário que aumentou após a saída das tropas americanas, em dezembro de 2011.

 

 

 

Folha de S. Paulo

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br