5 de novembro de 2013 - 07:36

6ª Feira do Livro Universitário promovida pela UEPB oferta mais de 10 mil exemplares a preços promocionais

feira_livro

Teve início na manhã desta segunda-feira (4), no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, a 6ª edição da Feira do Livro Universitário, promovida pela Editora Universitária (EDUEPB). São cerca de mil livros e mais de 10 mil exemplares expostos no hall de entrada do Prédio da Administração Central, com descontos de até 80% para livros da EDUEPB e de até 50% para livros de outras editoras parceiras.

As áreas de Ciências Sociais e Ciências Humanas ocupam lugar de destaque, sendo responsáveis por quase 60% dos títulos. Estão expostos 80 títulos apenas pela EDUEPB, que vai além de 200 títulos publicados desde a sua fundação. Além disso, mais de 30 editoras universitárias participam da Feira.

Segundo a coordenação da Editora Universitária, são três as grandes novidades desta mostra. A primeira é a ampliação do número de editoras participantes e de títulos disponíveis; a segunda é a diversidade de áreas educacionais tratadas e, por último, a ação da pré-feira, uma mostra itinerante que percorreu, por duas semanas, todos os câmpus da UEPB, através de uma van equipada com exemplares dos livros expostos pela Editora.

uepb-Feira-do-Livro-universitario-3

“Esta foi a forma que encontramos para que os outros Centros de Ensino também tivessem acesso aos mesmos livros expostos no Campus sede. Lembramos que a feira não tem intenção só nas vendas, mas principalmente em difundir a cultura do livro universitário, quase sempre técnico e voltado para a formação de alunos de graduação e pós-graduação”, afirmou o professor Cidoval Morais, diretor da EDUEPB.

A opinião é reforçada pelo reitor Rangel Junior, para o qual não há obstáculos à EDUEPB em concorrer com qualquer editora do país, tendo em vista a sua qualidade editorial e o grande destaque que tem obtido a cada ano, inclusive com aquisição de prêmios nacionais, a exemplo do Jabuti. “É uma projeção que vai além das fronteiras do país, viabilizando a cultura do livro diferenciado, com objetivo de divulgar o conhecimento”, frisou.

Discussões literárias

uepb-Feira-do-Livro-universitario-4

Tendo em vista os poucos espaços de discussão sobre o papel livro universitário, os organizadores pensaram em integrar à programação da Feira um encontro de autores e editores, que vão avaliar e discutir questões autorais e políticas editoriais no Brasil. Para isso, uma mesa redonda será realizada na próxima quinta-feira (7), às 8h30, no Auditório da Biblioteca Central, com a presença do secretário de Cultura da Paraíba, Chico César e da professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Maria Cristina Ferraz, que ministrará palestra sobre o Direito Autoral e Propriedade Intelectual, “Da cópia de trechos ao download de obras, onde fica o autor?”.

Também participarão do evento integrantes de editoras universitárias dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Alagoas. A Feira do Livro Universitário segue até a próxima sexta-feira (8), das 8h às 17h. O encerramento acontece na Praça da Bandeira, no Centro de Campina Grande, das 7h às 17h, com a mesma estrutura de exposição, vendas e atrações culturais.

Literatura infantil

Durante a 6ª Feira do livro Universitário ocorre o pré-lançamento do livro “O Gato Xadrez”, de autoria de Mabel Amorim, com ilustrações de Galdino Otten, publicado pela EDUEPB. Este é o terceiro título da escritora, que também já lançou “Os Segredos do Sótão” e “A Última Chance”.

O “Gato Xadrez” teve inspiração em fatos cotidianos de Mabel, que colocou no papel, em linguagem simples e ritmada, os cômicos incômodos de noites mal dormidas por causa de um gato que insistia em miar de madrugada. “Pensando na noite de sono perdida, comecei a escrever e os versos saíram em 15 minutos”, disse a autora, também bacharela em Direito pela UEPB e diretora da Biblioteca Municipal. O lançamento oficial acontecerá no dia 23 de novembro, na Escola Casinha de Brinquedos – IPEN, localizada na Avenida Rio Branco, no bairro da Prata.

 

 

UEPB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br