29 de outubro de 2013 - 06:36

Terrorista responsável por ataque a shopping no Quênia é morto na Somália

A morte de Ibrahim Ali Abdi, um dos líderes da organização terrorista Al Shabab, foi confirmada hoje por Abdikarin Hussein Guled, ministro do Interior da Somália.

Abdi, conhecido como Anta-Anta, vinha sendo rastreado pelos serviços de Inteligência da Somália. A milícia Al Shabab, em conflito com as autoridades locais, é a responsável por diversas ações terroristas no país e também pelo ataque a um shopping no Quênia, em setembro, em que mais de 67 pessoas foram mortas.

“Esse homem [Abdi] teve um papel central na morte de muitos civis inocentes e sua morte irá ajudar a trazer a paz de volta”, afirmou o ministro Guled à uma rádio local.

O governo somali não divulgou a autoria do ataque que matou Abdi. Na segunda-feira (28), porém, fontes em Washington haviam dado conta de um ataque americano via drone (avião não tripulado) na Somália. Testemunhas narraram a destruição de um carro transportando militantes.

Semanas antes, uma ação americana falhara na missão de capturar ali o comandante Abdulkadir Mohamed Abdulkadir, conhecido como Ikrima.

Terroristas do Al Shabab, ligados à rede Al Qaeda, têm sofrido derrotas estratégicas na Somália, conforme uma força de nações africanas –hoje com 17.700 homens– expulsa militantes das principais cidades no país, incluindo a capital.

 

 

Folha de S. Paulo

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br