15 de outubro de 2013 - 11:42

Brasil derrota Zâmbia por 2 a 0

Em jogo disputado no Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, a Seleção Brasileira derrotou a seleção de Zâmbia por 2 a 0, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2014. Oscar e Dedé fizeram os gols da partida que Felipão aproveitou para fazer mudanças- sete jogadores entraram no time que derrotou no sábado a Coreia do Sul – e observar jogadores na caminhada para definir o grupo que disputará a Copa.

Logo aos dois minutos de jogo, Neymar respondeu presente. Em sua jogada característica, de drible para partir para a arrancada, foi derrubado. Falta marcada, falta cobrada com precisão, mas dessa vez encontrando o travessão no  caminho da rede.

Três minutos depois, em uma troca de passes entre Lucas e Paulinho, a bola sobrou para Daniel Alves, que concluiu com perigo. Parecia o início de um jogo que seria fácil. Mas ficou só na impressão, pelo menos no primeiro tempo. A seleção da Zâmbia conseguiu neutralizar as ações ofensivas brasileiras, valendo-se de muita correria e aplicação na disputa de todos os lances.

A Seleção Brasileira tentava, de várias formas, encontrar os caminhos para chegar ao gol. Neymar se movimentava com rapidez, procurando todos os espaços na frente, e era responsável pelos melhores lances do Brasil.

Lucas, tentando fazer valer a sua oportunidade, também se apresentava para o jogo, mas o time como um todo esbarrava na dificuldade de acertar o último passe. A Seleção Brasileira tocava bem a bola, cercava a todo o momento a área do adversário, mas sem conseguir ficar em condições de concluir em condições para marcar.

Ainda assim, o Brasil teve duas oportunidades reais: na primeira, ao receber de Daniel Alves, Ramires tabelou com Paulinho, ficou à frente do goleiro e tentou encobri-lo com um toque, mas a bola caprichosamente saiu para fora.

Na segunda, Neymar arrancou, livrou-se de dois e chutou forte, de esquerda, mas o goleiro salvou com grande defesa para córner.

A seleção de Zâmbia, que conseguiu se safar no primeiro tempo sem levar gol, à exceção de dois chutes de longe, que Diego Cavalieri defendeu sem dificuldade, pouco ameaçou. O time levava a bola até a frente, na base da velocidade, mas nas ações de área se mostrava inoperante.

A Seleção Brasileira voltou para o segundo tempo com três alterações: Hulk no lugar de Lucas; Oscar, no de Ramires, e Jô substituiu Alexandre Pato.

Deu certo. O domínio brasileiro se acentuou, as jogadas tinham mais seguimento, e as chances de concluir surgiram com mais frequência. Em uma delas, Neymar deu excelente passe em profundidade para Daniel Alves, mas o goleiro bloqueou o chute em outra defesa salvadora.

O gol do Brasil passou a ser uma consequência natural e veio aos 14 minutos: na sequência do segundo escanteio sucessivo, a bola sobrou para Oscar, distante da área, mas o camisa 11, depois de um drible no zagueiro, arriscou o chute – a bola subiu em uma trajetória que foi parar no ângulo esquerdo do goleiro. Um bonito gol, o do 1 a 0 para o Brasil.

Jogo inteiramente controlado, a Seleção Brasileira passou a fazer do amistoso um disputa parecida com aquela de ataque contra defesa. Seis minutos depois, chegou aos 2 a 0. Neymar aplicou uma série de dribles no marcador e foi parado com falta. Ele mesmo cobrou, com precisão, para Dedé cabecear com estilo, em um gol muito comemorado pelo zagueiro que busca uma chance no grupo.

Felipão ainda fez outras mudanças – Hernanes, Henrique e Bernard substituíram David Luiz, Paulinho e Neymar – e  o time fez por merecer o terceiro gol. Oscar teve uma oportunidade, mas o goleiro evitou, e o travessão impediu de novo que a bola entrasse.

O jogo terminou, com quatro minutos de desconto, com o placar de 2 a 0. Apesar da pequena diferença de gols, foi uma vitória tranquila e resultado da boa atuação da Seleção Brasileira, em amistoso que foi muito útil para que Felipão fizesse observações com o objetivo de definir o grupo da Copa do Mundo de 2014.

 

 

Assessoria CBF

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br