10 de outubro de 2013 - 06:09

Seca: AESA realiza reuniões em municípios do Vale do Piancó

(Diretor de Gestão e Apoio Estratégico da AESA, Chico Lopes / Foto: Flávio José)

(Diretor de Gestão e Apoio Estratégico da AESA, Chico Lopes / Foto: Flávio José)

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) realizou durante esta semana uma rodada de reuniões em vários municípios do Vale do Piancó para discutir o uso racional da água e a situação do açudes que abastecem as cidades da região.

A primeira reunião aconteceu em Curral velho, na última terça-feira (08). Na ocasião foi discutido a situação das águas do Açude de Bruscas, que vem sendo utilizadas pelos irrigantes da região, ocasionando, muitas vezes, preocupação às autoridades do município.

Outra cidade visitada, onde a situação se mostra mais critica, foi Itaporanga. Na quarta-feira (09), na Câmara de Vereadores de Itaporanga/PB, estiveram reunidos empresários, irrigantes, vereadores, Polícia Militar e outros.

A cidade de Itaporanga possui graves problemas de abastecimento,  já que o Açude Cachoeira do Alves está com sua capacidade comprometida, com menos de 30% da sua capacidade total. De acordo com a CAGEPA, a atual reserva do Açude é suficiente para abastecer a cidade, que possui uma população de pouco mais de 23 mil habitantes, por mais quatro meses.

Segundo o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da AESA, Chico Lopes, uma das soluções para Itaporanga, em caso emergencial, pode ser a captação de água da cidade de Nova Olinda. De acordo com Chico Lopes a construção de uma adutora vinda de Nova Olinda poderia amenizar os problemas de abastecimento da Rainha do Vale, bem como da cidade de Pedra Branca.

Nesta sexta-feira (12) a equipe de técnicos da AESA ainda realizará reuniões nas cidades de Diamante e Boa Ventura, onde a população também aguarda novidades do órgão para solucionar, ou amenizar, o grande problema da seca na região.

 

 

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br