10 de outubro de 2013 - 09:10

Paraíba realiza Semana Náutica no mês de dezembro

Divulgar o potencial náutico da Paraíba e as belezas do litoral. Esses são os objetivos da 1ª Semana Náutica da Paraíba que será realizada de 8 a 12 de dezembro em Cabedelo. Todos os detalhes para a organização e logística do evento foram discutidos durante uma reunião na presidência da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), coordenada pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, e outras autoridades.

Ficou definido que o evento será dividido em diversas atividades, que vão desde palestras, workshops, exposição náutica e Semana do Pescado, até competições esportivas como regatas de Jet ski e uma barqueata. Esta última terá um caráter competitivo, com os participantes disputando qual barco consegue reunir maior quantidade de lixo recolhido em alto mar (essa competição também será promovida por terra, até a Praia do Jacaré). O secretário Renato Feliciano informou que o evento náutico vai coincidir com a chegada dos cruzeiros no porto de Cabedelo e com isso massificar as potencialidades turísticas do destino.

“É uma forma de promoção de nossas potencialidades turísticas e náuticas. É um segmento que atrai muitos participantes de todo o país e até do exterior. A Paraíba tem tradição nesta área, além de possuir a sexta frota de barcos do Brasil”, revelou.

Para o professor de Navegação Marítima do Instituto de Educação Federal da Paraíba (IFPB), Ticiano Alves, o evento será importante para difundir a potencialidade econômica e científica do litoral paraibano. Durante o evento haverá a 1ª Semana das Ciências do Mar, que discutirá temas como desenvolvimento da navegação; ensino profissional marítimo; e pesquisas náuticas, além da criação de piers em diversos pontos da costa paraibana. A Semana será parte acadêmica do evento principal.

O diretor da Associação Náutica da Paraíba, Mateus Ribeiro, afirmou que a ‘Semana Náutica’ tem como objetivo difundir e unir a comunidade náutica como fonte de geradora de atividades dentro do segmento. O executivo revelou que já está em atividade um estaleiro de pequenos barcos em João Pessoa e que outro estará sendo instalado em local ainda a ser definido. Apenas esses dois estaleiros estão abrindo mais de 200 postos de trabalho.

Mateus Ribeiro afirmou que durante a ‘Semana Náutica’ haverá uma “barqueata ecológica”, com a participação de mais de 300 barcos, de todos os tipos e tamanhos, cujo objetivo é retirar o lixo deixado em alto mar. Os barcos irão se concentrar na Ilha de Areia Vermelha, de onde seguirão para a Praia do Jacaré, onde haverá uma estrutura para a recepção dos grupos e a pesagem do material recolhido. O grupo que conseguir retirar maior volume de dejetos receberá uma premiação especial. A competição também será promovida por terra.

Secom

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br