7 de outubro de 2013 - 06:47

ANA e Comitê decidem dias de irrigação para cidades da Paraíba e RN

(Reunião Extraordinária do CBH PPA foi marcada por discussões e preocupações sobre uso da água do rio Piranhas / Foto: Assessoria)

(Reunião Extraordinária do CBH PPA foi marcada por discussões e preocupações sobre uso da água do rio Piranhas / Foto: Assessoria)

A 1ª reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), que aconteceu na cidade de São Bento/PB, no dia 04 de outubro, foi marcada por diversas discussões a respeito do uso e da qualidade da água do Rio Piranhas-Açu.

Durante os dias, 24 a 27 de setembro, a Agência Nacional de Águas e o CBH PPA realizaram reuniões com irrigantes que captam água no rio Piranhas-Açu em cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte para discutir a situação crítica do açude Coremas-Mãe d’Água e do rio Piranhas.

As reuniões foram apresentadas por especialistas de recursos hídricos da ANA, que mostraram os riscos e danos potenciais aos irrigantes e ao abastecimento da população sobre os dados referentes a quantidade existente na bacia e captação nela. Além disso, as reuniões pretendiam discutir as ações pactuadas em Brasília, com os órgãos estaduais gestores de recursos hídricos, sobre a adoção de boas praticas de irrigação, além de estabelecimento de regras para a redução do uso.

Durante toda a reunião extraordinária foi este o principal ponto de pauta, em Plenária foram ouvidos vários membros que esclareceram e discutiram sobre estas ações discutidas e pactuadas pela ANA, em conjunto com órgãos gestores.

Ao final da reunião foi definida uma proposta, deliberação n° 016/2013 de 04 de outubro de 2013, que será encaminhada a Agência Nacional de Água pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu. Assim definida que seja dividida o período de irrigação em dois grupos (ver tabela abaixo) nas cidades abastecidas pelo açude Coremas, no horário da tarifa verde.

1ª grupo

Coremas/PB; Cajazeirinhas/PB; Pombal/PB e Paulista/PB. Essas cidades terão direito a irrigação na segunda-feira; quarta-feira. (Os dias serão sucessivo).

2ª grupo

São Bento/PB; Jardim de Piranhas/RN e Jucurutu/RN. Essas cidades terão direito a irrigação na terça-feira; quinta-feira. (Os dias serão sucessivo).

 


Assessoria de Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br