5 de outubro de 2013 - 10:37

Ataque aéreo da Otan mata cinco afegãos que caçavam pássaros

Ao menos cinco civis afegãos, incluindo três menores de idade, morreram na noite de sexta-feira (4) em um ataque aéreo da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na província de Nangarhar (leste do Afeganistão), anunciaram autoridades locais.

De acordo com um porta-voz da polícia provincial, Hazrat Husain Mashreqiwal, o ataque aconteceu por volta das 23h, hora local, a oito quilômetros de Jalalabad. “Cinco civis com idades entre 12 e 20 anos estavam caçando pássaros com armas de ar comprimido quando foram atingidos por um ataque aéreo das forças estrangeiras”.

Ahmad Zia Abdulzai, porta-voz do governo local, confirmou as cinco mortes. Segundo a France Presse, duas das vítimas eram irmãos.

A Otan informou que abriu uma investigação, mas que não estava ciente da informação de vítimas civis. As mortes de civis em ataques aéreos das forças estrangeiras irritam o governo afegão do presidente Hamid Karzai.

Em fevereiro, o presidente proibiu as forças militares do país de pedir apoio aéreo da Otan, depois que dez mulheres e crianças morreram na província de Kunar (leste), na fronteira paquistanesa, uma área de intensa atividade dos insurgentes talibãs.

Afegãos rezam neste sábado em frente a caixões de vítimas do ataque da Otan (Foto: Noorullah Shirzada/AFP)

Afegãos rezam neste sábado em frente a caixões de vítimas do ataque da Otan (Foto: Noorullah Shirzada/AFP)

 

 

France Presse

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br