2 de outubro de 2013 - 02:13

Assista: Professores de Itaporanga recebem curso de Tecnologias da Informação e Comunicações

(Prefeitura oferece Curso de Introdução à Educação Digital / Foto: Assessoria)

(Prefeitura oferece Curso de Introdução à Educação Digital / Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Itaporanga, através da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo  o Curso de Introdução à Educação Digital. Esse curso visa integrar um conjunto de políticas públicas voltadas à ampliação do acesso as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas do município para o seu uso competente e autônomo. Os 40 professores da rede municipal de ensino de Itaporanga irão aprender como usar essas ferramentas, na era digital possibilitando na sua trajetória pessoal e profissional.

A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola nos traz desafios. As soluções vão depender de ações planejadas que considere o contexto de cada escola, o trabalho pedagógico que nela se realiza, as especificidades do seu corpo docente e discente, a comunidade interna e externa, os propósitos educacionais e as estratégias que propiciem aprendizagem.

Nesta primeira unidade serão iniciadas leituras, como preparar uma aula com vídeos, como navegar em páginas da Internet, como publicar as idéias num fórum virtual.

(Projeto visa aprimorar os conhecimentos dos professores municipais / Foto: Assessoria)

(Projeto visa aprimorar os conhecimentos dos professores municipais / Foto: Assessoria)

Compreender a necessidade de refletir sobre as questões que antecedem às decisões relativas à inserção das TIC na sua prática pedagógica, percebendo a diversidade e a complexidade da temática Inclusão Digital.

Formar uma ideia inicial a respeito das potencialidades de processamento de informação das tecnologias digitais.

Familiarizar-se com os recursos mais básicos do computador: uso do mouse e teclado, identificação dos itens do desktop e uso de editores de textos simples.

Conceituar o que é um computador, identificando seus principais componentes, distinguindo função, capacidade/desempenho dentre outros aspectos e Ampliar sua compreensão sobre as possibilidades de comunicação disponíveis com as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicações).

O intuito dessa capacitação é proporcionar um espaço de reflexão e troca de experiências  para que o professor possa lidar melhor com as questões do cotidiano da comunicação digital, desde o planejamento da aula até as intervenções pedagógicas. O propósito, portanto, é promover o desenvolvimento de todas as competências que o aluno precisa ter para ler, interpretar, resolver problemas, enfim, para que conduza a vida de estudante com sucesso.

 

ASCOM

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br