26 de setembro de 2013 - 05:27

Na ONU, presidente do Irã cobra Israel por armas nucleares

No centro das preocupações internacionais devido ao seu programa nuclear, que o Ocidente diz visar à fabricação da bomba atômica, o Irã cobrou nesta sexta-feira que Israel assine o TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear).

“A posse indefinida de armas nucleares não pode ser tolerada e nem se pode atrasar mais sua completa eliminação”, afirmou o novo presidente do país, Hasan Rowhani, durante discurso em um fórum das Nações Unidas sobre o desarmamento, em Nova York.

Rowhani, que falou em nome do grupo de países que formam o chamado Movimento Não Alinhando, disse que Israel, o único país do Oriente Médio que não faz parte do TNP, deveria se unir “sem atraso” ao pacto para estabelecer uma região livre de armas atômicas.

Na semana passada, os Estados-membros das Nações Unidas recusaram uma resolução proposta por países árabes criticando o suposto arsenal nuclear de Israel. O texto recebeu 51 votos contra e 43 a favor.

Acredita-se que Israel possua o único arsenal nuclear do Oriente Médio, apesar das negativas do governo.

Desde que tomou posse, em agosto, Rowhani vem emitindo sinais de aproximação com o Ocidente. Ele já disse que tem interesse de chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano, que o país argumenta ter fins pacíficos.

Nesta quinta, o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, irá se reunir com representantes de seis potências mundiais para discutir a questão à margem da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. O encontro deve contar com a participação do secretário de Estado americano, John Kerry.

 

 

Folha de S. Paulo

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br