23 de setembro de 2013 - 05:57

MTur vai qualificar estudantes em Portugal

O Ministério do Turismo publicou nesta sexta-feira (20) a portaria que institui o programa que irá selecionar 50 estudantes brasileiros para um curso de qualificação profissional na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, em Portugal.
A iniciativa é resultado da assinatura de um memorando de entendimento entre o MTur e a Secretaria de Turismo de Portugal – e tem por objetivo qualificar a mão-de-obra para o setor, com vistas aos megaeventos. O Ministério do Turismo oferece bolsa de estudos que cobre gastos com hospedagem, auxílio saúde, visto consular e passagem aérea.
“Os estudantes vão aprender sobre tudo o que envolve a cadeia de produção do turismo, desde a arrumação de quartos até a gastronomia”, explica o diretor do departamento de Relações Internacionais do MTur, Acir Madeira.
O curso terá duração de 226 horas, incluindo aulas teóricas e práticas e capacitação em língua inglesa.
O secretário de Estado do Turismo de Portugal, Adolfo Mesquita Nunes, afirmou que seu país tem um histórico positivo na área de qualificação em turismo e que pode ajudar o Brasil a aprimorar sua mão-de-obra.
De acordo com o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fabio Mota, o turismo brasileiro se torna mais competitivo na medida em que seus profissionais se tornam mais preparados para trabalhar na área. “Temos concentrado esforços em qualificação”, afirma.
Pré-requisitos
– O instituição deve ter nota igual ou superior a 3 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o aluno, nota superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009. No processo seletivo, o aluno deve incluir documentos como Histórico Escolar de Graduação, currículo e comprovante de teste de proficiência linguística (inglês) ou certificado de conclusão. O conhecimento de outros idiomas e a experiência profissional também contam pontos no processo seletivo.
– Cada instituição de ensino terá de homologar a inscrição de no máximo cinco de seus estudantes para concorrer ao processo seletivo.
MTur

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br