13 de setembro de 2013 - 04:23

Taça da Copa do Mundo inicia turnê mundial no Rio de Janeiro

tourdatacacocacola_al-6

Começou nesta quinta-feira (12) o tour da Taça da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil. O lançamento oficial da turnê foi realizado no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e contou com a presença dos campeões mundiais brasileiros Zagallo, Amarildo, Rivellino, Bebeto e Marcos. A taça de ouro maciço ainda passará por mais 89 países em 267 dias, antes de voltar ao Rio no ano que vem, e deve ser vista por milhões de torcedores ao redor do mundo.

“Estamos perto da taça novamente. É um estímulo maior para conquistar a taça na Copa de 2014”, disse Zagallo, campeão das Copas de 1958 e 1962 como jogador, vencedor em 1970, como técnico, e em 1994, como coordenador técnico. O troféu em exposição é o mesmo que será entregue aos campeões da Copa do Mundo do ano que vem, e só poderá ser tocada por chefes de Estado e antigos campeões mundiais.

“O tour da taça da Copa é um evento importante para os brasileiros. A taça vai levar nossa imagem para o mundo” disse o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. O troféu passará mais três dias no Brasil antes de seguir para sua primeira parada oficial, no Taiti. Essa é a terceira vez que a FIFA e a Coca-Cola, patrocinadora oficial do torneio, realizam o tour da taça.

 

A taça

Feito de ouro maciço de 18 quilates, o troféu oficial da Copa do Mundo da FIFA mede 36,8 centímetros de altura e pesa pouco mais de 6 kg. Sua base tem duas camadas de malaquita, pedra semipreciosa, e tem gravados os nomes de todos os vencedores mundiais desde 1974, ano do primeiro torneio após o tricampeonato brasileiro na competição. A taça atual veio para substituir a antiga Taça Jules Rimet, honraria recebida pelo Brasil como prêmio por ser o primeiro país a conquistar a competição por três vezes.

Copa do Mundo 2014

O Brasil está presente nos principais eventos mundiais, com destaque em várias modalidades esportivas e, apesar de ser conhecido como o País do futebol, tem alcançado ótimos resultados em outras modalidades.

A copa do Mundo, evento futebolístico mais famoso do mundo, foi realizado pela primeira vez no Uruguai, em 1930, e em 2010 teve sua última edição na África do Sul. Em 2014, a vigésima Copa do Mundo será realizada no Brasil e passará por 12 cidades. A primeira vez que o Brasil sediou a Copa foi em 1950, quando foi construído o maior estádio do mundo – Maracanã – para receber as partidas. A Seleção Brasileira terminou com o vice campeonato.

 

 

Portal da Copa 

 

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br