10 de setembro de 2013 - 08:33

Divulgado resultado do Enade 2012

As instituições de educação superior avaliadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2012 poderão conferir o resultado preliminar nesta segunda-feira (9) pela internet. As informações estão disponíveis até o dia 15 de setembro no Sistema e-MEC, do Ministério da Educação.

Os itens do cálculo estarão dispostos por instituição, área de avaliação e município.  As instituições poderão acessar informações sobre o curso e a área avaliados em 2012, além de respostas do questionário do estudante sobre infraestrutura e organização didático-pedagógica. Em todo o País, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram a prova.

O Conceito Enade é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira. Na última edição, foram avaliados cursos de administração, ciências econômicas, comunicação social, psicologia, entre outros.

Os procedimentos de divulgação abrangem também o resultado final do conceito Enade de 2012, a ser divulgado a partir do dia 23 próximo, como estabelece a Portaria n° 520/2013, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (6).

Em 2013, O Enade vai avaliar estudantes de cursos superiores em 16 áreas. As provas serão aplicadas em novembro e terão questões específicas de cada área do conhecimento e de formação geral.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é, ao lado da análise dos cursos e das instituições, um dos meios de avaliação da qualidade da educação superior no Brasil. A participação dos estudantes dos cursos avaliados é obrigatória e condição para a obtenção do diploma,sendo registrado no histórico escolar a situação de regularidade com o exame.

Criado em 2004, o Enade substituiu o Exame Nacional de Cursos (também conhecido como Provão). Em sua sexta edição, a prova que mede as competências e habilidades dos estudantes nos respectivos cursos passou por algumas mudanças.

O desempenho dos estudantes no Enade é um dos componentes do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Também compõem a nota o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que é a média entre a nota do aluno no ingresso e no fim do curso, além da opinião dos estudantes sobre a IESs com relação à infraestrutura, instalações físicas, recursos didático-pedagógicos, titulação dos professores, e o questionário do estudante, preenchido pelos participantes do Enade naquele ciclo avaliativo.

 

 

Ministério da Educação com informações da Agência Brasil

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br