7 de setembro de 2013 - 09:55

Dia de protestos pelo país tem mais de 300 detidos

Os protestos neste sábado, Sete de Setembro, nas capitais do país em geral contaram com baixa adesão e foram acompanhados por um forte esquema de segurança. Alguns desfiles tiveram duração menor em relação a outros anos, com o objetivo de dar menos margem à realização de manifestações.

Atos convocados por meio de redes sociais uniram-se ao tradicional Grito dos Excluídos, organizado por centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda.

Mais de 300 pessoas foram detidas em todo o país. Houve registro de vandalismo em São Paulo, Rio e Porto Alegre, onde manifestantes quebraram duas agências bancárias no centro da cidade e foram cercados pela polícia, sem confronto. Lojas fecharam as portas por medo de depredações.

Em São Paulo, a manifestação comandada pelos black blocs começou na avenida Paulista. Ele se dirigiram até a região central da cidade, onde entraram em confronto com a PM na frente da Câmara Municipal.

Na praça João Mendes, um grupo de manifestantes cercou um policial, que disparou para o chão. A bala ricochetou e atingiu de raspão o queixo de um fotógrafo. Pelo menos quatro pessoas foram atropeladas, duas na região da Sé. Uma das vítimas foi atingida por um carro da Polícia Militar.

Policiais entram em conflito com manifestantes em frente à Câmara Municipal

Mais tarde, parte dos Blackm Blocs retornou à avenida Paulista, onde um novo confronto com a PM resultou em pelo menos cinco pessoas feridas e novas prisões. Pelo menos 30 pessoas foram detidas ao longo do dia.

No Rio, houve confrontos pela manhã e também à tarde.

Um grupo de manifestantes tentou invadir a parada militar que se realizava na avenida Presidente Vargas. A PM interveio. O desfile continuou. Mas muitas famílias que assistiam à parada, assustadas, deixaram o local.

Mais tarde, um grupo tentou se aproximar do Palácio Guanabara, sede do governo do Rio. A PM, que isolava o local, rechaçou os manifestantes.

BRASÍLIA

Em Brasília, a violência ocorreu de parte a parte, com vândalos atacando lojas e o prédio da Rede Globo, e a polícia usando de bastante violência para conter manifestantes. A PM usou mais força e equipamentos como jatos de água, e foi bem-sucedida em desmotivar ao fim do dia os manifestantes.

O dia começou com bastante tranquilidade, com um grande reforço de policiamento devido ao desfile e ao amistoso da seleção brasileira –que venceu a Austrália por 6 a 0.

 

 

Folha de S. Paulo

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br