3 de setembro de 2013 - 08:36

Sessão especial discute criação da Agência de Defesa Agropecuária da Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão especial, nesta terça-feira (3), para debater sobre a criação da Agência de Defesa Agropecuária mediante a realização de estudos de viabilidade que vem sendo realizados pelo Governo do Estado em consenso com a Câmara Setorial de Desenvolvimento Econômico do Ministério da Agricultura. Uma Comissão de Acompanhamento será formada pelos representantes do Sindicato dos servidores da defesa agropecuária da Paraíba (Sindefesa) para fiscalizar o processo de implantação.

A sessão, de autoria dos deputados Raniery Paulino (PMDB) e Arnaldo Monteiro (PSC), contou com a mobilização do Sindefesa e teve a participação do secretário Estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista da Silva, que mediados pelos parlamentares do Poder Legislativo discutiram com o objetivo de sensibilizar o Governo do Estado para colocar em prática a criação.

 

3-9-13_AC AUDIENCIA(AGROPECUÁRIA) (43)

“Nós queremos a sensibilidade do Governo para que se crie esta Agência, que é muito salutar para o Estado. Esta foi uma promessa do governador e eu acho que chegou o momento de colocar em prática o compromisso, que vai dar uma independência ao setor agropecuário e corrigir essa distorção existente, pois um técnico da defesa agropecuária ganha atualmente um valor inferior a qualquer outro técnico do governo estadual”, ressaltou o deputado Arnaldo Monteiro.

A Agência de Defesa Agropecuária tem a finalidade de acompanhar e regular o serviço de defesa, pois de acordo com o deputado Raniery Paulino, na Paraíba existe um desfalque elevado em relação à fiscalização animal e vegetal dos produtos que entram e saem do Estado. “É necessário que o governo avance neste sentido, pois somos o único Estado que ainda não criou a Agência. A mobilização realizada na ALPB é um caminho para um diálogo com o Poder Executivo”, destacou o parlamentar.

O secretário Estadual da Agricultura, Marenilson Batista, afirmou a importância do debate realizado na Assembleia Legislativa para a realização da consolidação do Sistema de Defesa Agropecuário da Paraíba. “Nós estamos avançando nos caminhos necessários para a implantação da Agência que representa o passo final para consolidar este sistema, já que estamos andando em passos largos, como por exemplo, o fato deste ano sairmos do médio risco de contaminação da febre aftosa para o livre risco com vacinação”, disse o secretário.

3-9-13_JG AUDIENCIA (AGROPECUÁRIA) (39)

Ainda de acordo com Marenilson, foi estabelecido um plano de ação com o Ministério da Agricultura para que o compromisso com os estudos sobre a criação da Agência de Defesa avance e seja concluída no ano de 2014.

Participaram da sessão compondo a mesa a presidente do Sidefesa, Girlene Alencar; o presidente do Sindicato dos Fiscais Federais Agropecuário, Mageciene Oliveira; o vice-presidente da União Nacional dos Fiscais Agropecuários, André Sandes Moura; o superintendente substituto da Agricultura na Paraíba, Antônio Hybernon; além dos deputados Raniery Paulino, Arnaldo Monteiro, Anísio Maia (PT) e Olenka Maranhão (PMDB); e o secretário da Agricultura Marenilson Batista.

 

 

ALPB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br