24 de agosto de 2013 - 10:40

Banda Larga Popular beneficia mais de 3.200 cidades

A Banda Larga Popular, acordo celebrado entre o Ministério das Comunicações e as concessionárias de telefonia em 2011, já beneficia mais de 3.200 municípios brasileiros. Os dados foram atualizados nesta semana, no site do Ministério, a partir de informações enviadas pelas empresas. Das 364 novas localidades atendidas no primeiro trimestre deste ano, a maioria está situada nas regiões Norte e Nordeste do País, as que possuem maior carência de infraestrutura de telecomunicações.

Por meio da parceria entre Ministério das Comunicações e concessionárias, as empresas de telefonia comercializam pacotes de acesso à web nos moldes do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), com velocidade de 1 mega a R$ 35 mensais (com impostos). Todos os municípios brasileiros devem ser atendidos pelas operadoras até o fim do próximo ano.

 

Telebras

Simultaneamente, a Telebras (empresa estatal responsável pela execução do PNBL) também está trabalhando para levar banda larga a todas as cidades do País. Para tanto, já construiu mais de 25 mil km de redes de fibras ópticas, capazes de atingir, inclusive, as localidades onde ainda não há oferta por parte das concessionárias.

A rede da Telebras chega até a entrada dos municípios. De lá, pequenos e médios provedores captam o sinal e levam a conexão até a casa do cidadão pelo preço do PNBL. A oferta da Telebras e de seus parceiros chega, atualmente, a 268 municípios em 13 Estados, além do Distrito Federal.

 

Programa Nacional de Banda Larga 

As metas da iniciativa são criar oportunidades, acelerar o desenvolvimento econômico e social, promover a inclusão digital, reduzir as desigualdades social e regional, promover a geração de emprego e renda, ampliar os serviços de governo eletrônico e facilitar aos cidadãos o uso dos serviços do Estado, bem como promover a capacitação da população para o uso das tecnologias de informação e aumentar a autonomia tecnológica e a competitividade brasileiras.

A implantação do Programa Brasil Conectado teve início com a publicação do Decreto nº 7.175, de 12 de maio de 2010, que lançou as bases para as ações a serem construídas e implantadas coletivamente.

 

 

Ministério das Comunicações

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br