24 de agosto de 2013 - 10:35

Caop da Cidadania convoca reunião para debater Violência nos Estádios

(Coordenador do Caop e procurador de Justiça, Valberto Lira)

(Coordenador do Caop e procurador de Justiça, Valberto Lira)

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Cidadania (Caop da Cidadania) recebeu nesta sexta-feira (23) do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) artefatos explosivos apreendidos no perímetro do Estádio de Futebol “Almeidão” no último dia 11 de agosto, na realização do jogo Botafogo-PB e CSA-AL, válido pela série D do Campeonato Brasileiro. O coordenador do Caop e procurador de Justiça, Valberto Lira informou que vai convocar uma reunião com a Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios e as promotorias do Consumidor e Cidadão para pedir a dissolução das torcidas organizadas.

A reunião está agendada para a próxima quarta-feira (28) às 8h30 na Procuradoria Geral de Justiça. A Comissão, que é coordenada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), tem como integrantes a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura da Paraíba (Crea-PB) e Associação dos Cronistas Esportivos.

“Estamos convocando esta reunião com a Comissão e os promotores de Defesa do Consumidor e Cidadão para em uma atuação conjunta, pedir a dissolução das torcidas organizadas do Estado. Já conversamos anteriormente com os presidentes das torcidas dos clubes da Paraíba, mas não adianta, já que eles não tem o controle total da torcida organizada”, afirmou o coordenador.

De acordo com o ofício enviado pelo 5º BPM, foram apreendidos 20 artefatos explosivos do tipo foguete e quatro do tipo “bomba cordão”, de provável fabricação caseira. Os explosivos foram vistos com torcedores, que tentavam burlar a segurança e entrar com os objetos no estádio, mas ao se aperceberem da polícia, jogaram a maior parte dos explosivos embaixo de veículos e em locais de difícil acesso, para evitar a apreensão, assim como suas identificações.

O que diz o Estatuto do Torcedor

O capítulo IV do Estatuto do Torcedor, que fala sobre a segurança do torcedor em eventos esportivos, no artigo 13-A, parágrafo VII é bem claro sobre o assunto:“não portar ou utilizar fogos de artifício ou quaisquer outros engenhos pirotécnicos ou produtores de efeitos análogos (incluído pela Lei nº 12.299, de 2010).

MPPB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br