24 de agosto de 2013 - 09:57

Turistas estrangeiros injetaram mais de 4 bilhões de dólares na economia brasileira

Os turistas estrangeiros gastaram mais de 4 bilhões de dólares em suas viagens pelo Brasil, entre janeiro e julho deste ano. O número representa recorde histórico para o período e deve fazer com que o País cumpra meta de captação de dólares via turismo. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Banco Central. 

Divulgação/Agência SenadoDe 2003 até o ano passado, a entrada de divisas no País cresceu 168%.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, o Brasil caminha para bater recorde de entrada de divisas por meio do turismo em 2013. “São recursos importantes que irrigam a economia de forma consideravelmente democrática, dada a amplitude da cadeia produtiva do turismo, que envolve o setor de alimentação fora do lar, hotéis, pequenos e microempreendedores, além de artesãos”.

Dino também afirma que para que o volume continue crescendo é essencial enfrentar gargalos importantes, como a questão da competitividade. “As pesquisas que temos feito com os estrangeiros que visitam o país, já há alguns anos, vêm apontando para a necessidade de debatermos internamente essa questão”, afirma Dino.

Nos últimos dois anos, o quesito “preço” passou a ser o item mais criticado pelo turista que visita o País. “Temos de perseguir constantemente a imagem de um destino turístico acessível financeiramente, única forma de mantermos uma curva ascendente de entrada de divisas a longo prazo”. Já na área da aviação, Dino defende o aumento da competitividade, pelo estímulo da entrada de novas empresas no setor.

Histórico de recordes

De 2003, quando a Embratur passou a cuidar exclusivamente da promoção turística do Brasil no exterior, até o ano passado, a entrada de divisas no País cresceu 168%. Em 2012, a receita acumulada chegou a US$ 6,645 bilhões.

O resultado da entrada de divisas por meio do turismo internacional rendeu a 2012 o recorde histórico da série iniciada em 1947. O cálculo do Banco Central inclui trocas cambiais oficiais e gastos em cartões de crédito internacional.

 

Grandes eventos

Um dos fatores que contribuíram para o aumento é a realização de megaeventos, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Aproximadamente 20 mil turistas estrangeiros visitaram o País durante a Copa das Confederações, cerca de 3% do público local. O resultado está dentro da expectativa inicial. A permanência média foi de 14 dias, segundo prévia da pesquisa MTur/Fipe.

Os serviços como hotéis e pousadas foram os principais meios de hospedagem utilizados, com citação de 80,4% do público entrevistado. “A meta é atrair 600 mil turistas estrangeiros na Copa do Mundo, um evento com maior interesse do público internacional”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

 

Embratur 

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) é a autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito a promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.

Trabalha pela geração de desenvolvimento social e econômico para o País, por meio da ampliação do fluxo turístico internacional nos destinos nacionais.

 

 

Embratur 

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br