17 de agosto de 2013 - 05:58

Vítimas de choque entre embarcações nas Filipinas chegam a 40

A Cruz Vermelha elevou para 40 o número de vítimas do naufrágio de uma embarcação de passageiros que se chocou contra um navio mercante na região central das Filipinas, enquanto ao menos 171 pessoas seguem desaparecidas.

A Guarda Litorânea, que teve que suspender os trabalhos de resgate devido ao mau tempo, informou que o número de mortos do naufrágio registrado na noite de sexta (16) ainda deve aumentar, informou nesta sábado a imprensa local.

AFP
Médico carrega bebê resgatado de naufrágio de balsa nas Filipinas; pelo menos 31 pessoas morreram após naufrágio
Médico carrega bebê resgatado de naufrágio de balsa nas Filipinas; pelo menos 31 pessoas morreram após naufrágio

O navio MV Saint Thomas Aquinas naufragou dez minutos depois de ter colidido com o cargueiro MV Suplicio Express a cerca de um quilômetro de distância do litoral da província de Cebu, detalhou a emissora “GMA”.

As informações em relação ao número de passageiros que estavam a bordo do navio no momento do acidente variam, mas alguns jornais assinalam que pelo menos 870 pessoas estavam no St. Thomas Aquinas, que tinha capacidade para mais de 900.

O vice-comandante da Guarda Litorânea, Luis Tuason, assinalou que alguns dos desaparecidos podem estar presos dentro do navio, situado a cerca de 30 metros de profundidade em águas próximas à cidade de Talisay, situada a cerca de 570 quilômetros ao sul de Manila.

“Pode ser que haja mais cadáveres lá. Mas, por causa das correntes, nossos mergulhadores não conseguem acessar o local”, declarou Tuason, segundo o jornal “Inquirer”.

Entre as pessoas que estavam dentro da embarcação, havia ao menos 700 passageiros, incluindo mulheres e crianças, e 116 membros da tripulação.

Segundo as autoridades, o navio em questão se chocou na noite de ontem com o cargueiro, que se dirigia à província de Davao e sofreu danos no casco, embora seus 36 tripulantes não tenham ficado feridos.

“O capitão conseguiu ordenar a evacuação da embarcação e distribuiu coletes salva-vidas à tripulação, mas, devido à velocidade do naufrágio, há muitas possibilidades de que haja mais pessoas presas”, assinalou Tuason.

O St Thomas Aquinas, que vinha de Surigao, no sul do arquipélago, seguia em direção a Cebu para realizar uma escala antes de partir em direção a Manila.

 

 

Folha de S. Paulo

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br