15 de agosto de 2013 - 09:16

Brasil vai investir R$ 2,7 milhões em turismo de eventos

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) abriu edital no valor de R$ 2,7 milhões para que órgãos públicos e associações sem fins lucrativos realizem ações de promoção na área de turismo de negócios e eventos. O objetivo é consolidar o Brasil como um dos maiores receptores de eventos do mundo. Foram apresentadas 27 propostas, vindas de vários estados, que totalizaram R$ 6,4 milhões. As ações de captação ou de promoção deverão ocorrer no período de agosto de 2013 a fevereiro de 2014.

“O Comitê Técnico da Embratur está analisando as propostas que poderão receber recurso financeiro para a execução de ações de apoio à captação e promoção de eventos internacionais, como congressos, convenções, oficinas, fóruns, seminários, simpósios, assembleias e eventos esportivos. A previsão é que o resultado saia no dia 20 de agosto”, explicou Katia Bitencourt, chefe de gabinete da presidência da Embratur.

Segundo dados da última “Demanda Turística Internacional”  de 2011, o segmento de negócios, eventos e convenções corresponde a 25,6% do motivo da vinda de estrangeiros para o País. Dentre os principais objetivos do programa, está o fomento do turismo de negócios e eventos, consolidação do Brasil como destino sede de eventos, além de preparar o País para os megaeventos esportivos.

De acordo com Kátia, o edital deve incrementar os resultados do programa, realizado no mesmo formato, em 2012. “O Brasil teve o 5º maior crescimento na captação de eventos internacionais no ano passado, na comparação com 2011. É o que aponta levantamento pela ICCA (International Congress & Convention Association), mostrando que o Brasil subiu de 304 para 360 eventos internacionais o ano passado”, disse.

Para ações de captação, o valor disponível é de R$ 1,2 milhão. Já para ações de promoção, o valor será de R$ 1,5 milhão, totalizando os R$ 2,7 milhões.

 

Turismo de Negócios

O turismo de negócios e eventos engloba atividades que envolvem viagens, serviços de hospedagem, lazer e alimentação relacionados aos setores comercial ou industrial, para fechar contratos, convênios, vender e comprar bens e serviços. O turismo de negócios e eventos é importante para atrair e fidelizar clientes, aumentando a demanda pelos serviços.

Segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês), em 2008 o Brasil foi o sétimo país do mundo que mais organizou eventos internacionais. Além de infraestrutura para abrigar feiras, congressos, convenções, exposições etc., as cidades brasileiras oferecem aos participantes opções de lazer em seus vários destinos turísticos.

 

 

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