12 de agosto de 2013 - 10:42

Cássio é considerado um dos 100 parlamentares mais influentes

(Cássio Cunha Lima (PSDB) / Foto: Assessoria)

(Cássio Cunha Lima (PSDB) / Foto: Assessoria)

Nesta 20ª edição dos “Cabeças” do Congresso Nacional, elaborada pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), apenas dez parlamentares entraram para o seleto grupo dos mais influentes do Parlamento brasileiro neste ano. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) está entre eles.

Ano passado, recém chegado ao Senado, Cássio já figurou na categoria “Parlamentar em Ascensão”. O Diap classifica como parlamentar em ascensão o deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Dessa categoria também fazem parte os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento. Da Paraíba, além de Cássio, o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) também foi considerado um dos “cabeças” do Congresso Nacional.

Este ano, Cássio foi içado à condição de “100 Mais” e compõe o seleto grupo dos “Cabeças” do Congresso Nacional. De acordo com a metodologia utilizada pelo Diap, são “Cabeças”, os operadores-chave do Poder Legislativo cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos — implementados, por meio dos métodos da persuasão, da negociação, da indução ou da não-decisão — prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado Federal.

CREDIBILIDADE – Para chegar a esses nomes, o Diap analisa minuciosamente os pronunciamentos, a apresentação de proposições, as intervenções nos debates do Legislativo, a frequência com que o parlamentar é citado na imprensa, os cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso, relatorias de matérias relevantes, forças ou grupos políticos de que faça parte, além dos perfis político e ideológico de cada parlamentar.

Na explicação do trabalho, coordenado pelo cientista político Antonio Augusto de Queiroz, são enumeradas as qualidades consideradas na confecção da lista. “O saber, o equilíbrio, a prudência, a credibilidade e a respeitabilidade, ao lado da experiência, são atributos que credenciam um parlamentar perante seus pares e abrem caminho para influenciar no processo decisório, inclusive na definição da agenda. A imprensa, igualmente, possui papel decisivo na projeção desses parlamentares.” Os “Cabeças” estão classificados entre Debatedores, Articuladores, Formadores de opinião, Formuladores e Negociadores. Cássio, na avaliação do Diap,  é “Debatedor”.

QUEM SÃO – Para o Diap, “Debatedores são parlamentares ativos, atentos aos acontecimentos e principalmente com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no plenário ou na imprensa, os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso. São, por essência, parlamentares extrovertidos, que procuram ocupar espaços e explorar os assuntos que possam ser notícia”.

Os debatedores, ainda conforme o Diap, são “conhecedores das regras regimentais, que regem as sessões e o funcionamento das Casas do Congresso, exercem real influência nos debates e na definição da agenda prioritária. Com suas questões de ordem, de encaminhamento, discussão de matérias em votação, obstrução do processo deliberativo, dominam a cena e contribuem decisivamente na dinâmica do Congresso. São os parlamentares mais procurados pela imprensa”.

A lista do Diap mostra que “somente oito parlamentares que faziam parte do grupo em ascensão dos ‘Cabeças’ em 2012 passaram, nesta edição de 2013, para o seleto grupo de parlamentares mais influentes do Parlamento brasileiro. São sete deputados e apenas um senador: deputados Alessandro Molon (PT-RJ), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Cláudio Puty (PT-PA), Eduardo Sciarra (PSD-PR), Ivan Valente (PSOL-SP), Jandira Feghali (PC do B – RJ), Mendonça Filho (DEM-PE)”. O único senador promovido à condição de ‘Cabeça’ do Congresso foi Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

 

 

Para saber mais:

http://www.diap.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=22753:cabecas-2013-diap-divulga-lista-dos-100-parlamentares-mais-influentes&catid=45:agencia-diap&Itemid=204

 

Assessoria com DIAP

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br