3 de agosto de 2013 - 09:20

Brasil concede 72 mil bolsas a professores e inclui alunos do Prouni

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta sexta-feira (2), o edital que seleciona propostas de projetos de apoio ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid). Com o edital, o programa chegará à concessão de 72 mil bolsas, sendo que 10 mil delas serão destinadas, pela primeira vez, a alunos de licenciatura do Programa Universidade para Todos (ProUni) e aos professores envolvidos na sua orientação e supervisão.

Segundo a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmem Moreira de Castro Neves, as instituições de ensino superior privadas são as responsáveis por formar um número relevante de professores que atuam na rede pública de educação.

A solicitação de senha para o cadastramento da proposta de projeto deverá ser feita  de  12 de agosto até o dia 25 de setembro. Serão selecionados projetos institucionais de iniciação à docência que visem ao aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes de licenciatura em escolas públicas de educação básica.

 

Inscrição

As propostas deverão ser inscritas a partir das 14h do dia 19 de setembro de 2013 até as 18h do dia 4 de outubro de 2013, por meio de formulário eletrônico disponível no Sistema Integrado Capes (SiCapes), no endereço eletrônico pibid.capes.gov.br

Serão concedidas 72 mil bolsas a alunos dos cursos de licenciatura e a professores das instituições de ensino superior e das escolas da rede pública de ensino. De acordo com o edital, o início das atividades dos projetos será até março de 2014.

 

Pibid

O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. O objetivo é aperfeiçoar a formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.

 

Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem como atribuições a avaliação da pós-graduação, acesso e divulgação da produção científica, investimentos na formação de especialistas de alto nível e promoção da cooperação científica internacional.

Pesquisadores e especialistas de todas as áreas têm no intercâmbio internacional a possibilidade de melhorar sua qualificação e contribuir para a educação de seus países. Por meio da Capes, vários países têm acordo de cooperação internacional com o Brasil, entre eles Alemanha, Argentina, Chile, China, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Portugal, Timor Leste e Uruguai.

 

 

Capes

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br