30 de julho de 2013 - 07:17

Israel e Palestina retomam diálogo de paz em duas semanas, dizem EUA

Em uma declaração conjunta em Washington nesta terça-feira (30), representantes dos governos dos Estados Unidos, Israel e Palestina anunciaram que retomarão em duas semanas as negociações para um acordo de paz entre israelenses e palestinos que permitirá a criação do Estado palestino.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, afirmou ainda que os dois lados do conflito estão abertos à negociação. A expectativa, disse o americano, é que em no máximo nove meses haja um acordo.

“Todos entendem do que estamos falando: dois Estados, porque dois povos merecem um povo para chamar de seu. Não estaríamos aqui se esses dois líderes não acreditassem nisso”, afirmou Kerry . “Não podemos passar para a próxima geração a responsabilidade de resolver isso.”


Tensão entre palestinos e israelenses (FOTO: Win McNamee/Getty Images/AFP)

Segundo o secretário do Estado, as conversas foram “produtivas”, e todos os envolvidos no debate concordam que a solução de dois Estados é a única possível para o conflito na região.

Kerry afirmou ainda que Israel já tomou providências para melhorar as condições de segurança no Oriente Médio, e continuará a adotar medidas neste sentido.

“Por isso vimos melhorias e diminuição dos ataques terroristas [na região]”, afirmou o americano.

O representante palestino para as negociações, Saed Erakat, disse que chegou o momento de pôr fim ao conflito. “Os palestinos já sofreram demais. É hora deles terem seu Estado soberano e de poderem viver em paz.”

Falando depois dele, a ministra da Justiça de Israel, Tzipi Livni, adotou um tom de cautela quanto aos rumos das negociações. “Estamos esperançosos, mas não podemos ser ingênuos”, afirmou.

Segundo ela, houve altos e baixos nas discussões entre os dois lados, mas o foco agora é outro. “Não vai ser fácil. Esta negociação não visa discutir o passado, mas criar soluções e tomar decisões para o futuro.”

 

 

UOL

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br