26 de julho de 2013 - 01:49

Maquinista de trem acidentado na Espanha está oficialmente detido

Santiago de Compostela/Madri, 26 jul (EFE).- O maquinista do trem acidentado na quarta-feira em Santiago de Compostela está oficialmente detido, enquanto o Governo pede prudência sobre as causas do desastre.

A polícia espanhola confirmou hoje que, após o maquinista figurar como acusado na quinta-feira, ele está agora em condição de detido.

O maquinista está internado em um hospital em Santiago e foi acusado de “imprudência”, disse o chefe superior da polícia da região da Galícia, Jaime Iglesias.

Concretamente, Iglesias disse que o maquinista é “acusado por um fato delitivo vinculado com a autoria do acidente”, que pode fazê-lo testemunhar a qualquer momento” e que isto irá ocorrer “o mais rápido possível”, sem informar o local ou a hora.

Desde o momento da detenção policial pode transcorrer até 72 horas para ser colocado à disposição da Justiça.

Por sua vez, a vice-presidente do Governo, Soraya Sáenz de Santamaría, reivindicou hoje “prudência e respeito” na investigação para determinar as causas do descarrilamento do trem em Santiago de Compostela, que causou a morte de pelo menos 78 pessoas.

Na entrevista coletiva posterior ao Conselho de Ministros, Soraya ressaltou que neste momento seria muito irresponsável dizer quais foram as causas do acidente e insistiu que será a autoridade judicial e o Comitê de Acidentes Ferroviários que irão determinar os motivos.

“Nestas situações, quem tem que opinar são os que sabem e que os que possuem os dados”, acrescentou.

Soraya afirmou que o Comitê de Acidentes Ferroviários começou seus trabalhos desde o primeiro momento.

“Não sei a data (do relatório). Seria muito irresponsável, eles têm o tempo que necessitam para averiguar as causas”, acrescentou.

 

 

UOL com EFE

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br