23 de julho de 2013 - 05:16

Seleção unificada para o ensino técnico será aberta em agosto

sisutec

O Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec) será aberto em agosto para facilitar o acesso aos cursos técnicos e de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que alcançou a marca de 4 milhões de matrículas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22), pela presidenta da República, Dilma Rousseff.

Pensado nos moldes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona candidatos a vagas em instituições públicas de ensino superior, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que tem como foco instituições particulares, o Sisutec servirá para preencher vagas no ensino técnico.

A seleção para o Sistema será baseada na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S, escolas técnicas das redes estaduais e universidades informarão o número de vagas disponíveis no cadastro do Sisutec. O estudante terá acesso on-line ao cadastro para em seguida fazer a inscrição, com a indicação da escola e do curso de preferência.

De acordo com a presidenta, o Sisutec vai facilitar o acesso aos cursos técnicos do Pronatec para quem já terminou o ensino médio e pretende fazer o técnico. “Quem concluiu o ensino médio e não teve acesso a uma universidade vai agora ter a oportunidade de fazer um bom curso técnico”, salientou Dilma.  O sistema é considerado uma oportunidade para quem pretende se especializar.

Durante o pronunciamento, foram destacados os cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), que teve 1,25 milhão de matrículas de jovens e alunos de escolas públicas. Além deles, os cursos de qualificação profissional para os trabalhadores, que dura de dois a quatro meses, receberam 2,75 milhão de matrículas.

 

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em outubro de 2011, tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira.

O programa prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

 

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. A prova é utilizada como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

 

 

Ministério da Educação

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br