23 de julho de 2013 - 05:06

Governo inaugura ambulatório de saúde para travestis e transexuais

(Foto: Secom)

(Foto: Secom)

Integrando as comemorações pelos 54 anos de fundação do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura, nesta quarta-feira (24), às 15h, o ambulatório de saúde para travestis e transexuais do estado. A unidade, que é a primeira do Nordeste, vai prestar atendimento em endocrinologia, ginecologia e cirurgia plástica.

Participam da solenidade, o coordenador geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin, e a coordenadora geral de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social do Ministério da Saúde, Kátia Souto.

Já na quinta (25) e sexta-feira (26), o hospital vai disponibilizar serviços de saúde, com testagem rápida de hepatite B e C e vacinação contra a hepatite B. Ainda vão ser realizadas palestras e mesas redondas. A programação termina no domingo (28), com atividades pelo Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, na praia do Cabo Branco, nas imediações da avenida Beira Rio, na Capital.

No local, vão ser realizados testes de glicemia; verificação de pressão arterial, testagem rápida de hepatites B e C; vacinação; além da distribuição de material educativo; preservativos e gel lubrificante.

De acordo com a diretora geral do Hospital Clementino Fraga, Adriana Teixeira, a unidade de saúde programou vários serviços para atender a população. “São 54 anos de muitas conquistas e projetos concretizados. O novo laboratório vai contar com toda uma estrutura de profissionais e equipamentos para podermos dar uma maior assistência aos usuários”, explicou.

Fundação – O Hospital Clementino Fraga foi fundado em 1959. A unidade de saúde inicialmente pertencia ao Ministério da Saúde e se chamava “Sanatório Clementino Fraga”, voltado exclusivamente para o Programa Nacional de Tuberculose.

Em 1978, a Universidade Federal da Paraíba assumiu a direção do hospital, que passou a se chamar “Hospital Universitário Clementino Fraga”. Somente em 1989, o hospital passou a ser responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde e é referência no tratamento de hanseníase, HIV/Aids e outras doenças infectocontagiosas.

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br